São Paulo, sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Música

A&E mostra carreira de Herbert Vianna

DA REPORTAGEM LOCAL

Líder dos Paralamas do Sucesso e um dos baluartes do BRock dos anos 80, Herbert Vianna tem sua história revista amanhã à noite, no A&E. Natural de João Pessoa, ele aportou em Brasília ainda moleque, na esteira da carreira militar do pai. Com Bi Ribeiro e Vital Dias (mais tarde substituído por João Barone), logo formaria um trio cujo som acenava claramente para o do The Police (eles admitem a "influência").
O grupo começou a chamar atenção com "Vital e Sua Moto", do LP "Cinema Mudo", de 83. No ano seguinte, "Meu Erro" ampliaria o público, processo para o qual seriam também decisivos, em 86, "A Novidade" e "Alagados". Até o fim da década, a banda enfileirou sucessos como "Uns Dias" e "Lanterna dos Afogados".
Na virada dos 90, os Paralamas flertaram com a vizinhança latina. Depois de dois lançamentos com perfil pouco comercial, veio, em 94, o duplo ao vivo "Vamo Batê Lata", de "Uma Brasileira" e "Luiz Inácio (300 Picaretas)". "Nove Luas" e "Hey Na Na" confirmaram um Herbert mais inspirado na composição do que de microfone em punho.
Além da carreira, o especial lembra o acidente de avião que, em fevereiro de 2001, deixou o músico paraplégico e matou sua mulher, Lucy. A recuperação e o lançamento de "Longo Caminho", no ano seguinte, também estão na pauta. (LN)

BIOGRAFIA: HERBERT VIANNA
Quando: amanhã, às 19h
Onde: A&E


Texto Anterior: Shows: Dominguinhos deixa Yamandú mais sereno
Próximo Texto: Crítica: Boas intenções marcam "Sementes"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.