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OUTRA FREQUÊNCIA
Miro e a promessa de acabar com a "caixa-preta" das concessões
LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL
Há oito meses no Ministério
das Comunicações, Miro
Teixeira não cumpriu uma promessa feita assim que assumiu a
pasta: abrir a "caixa-preta" da radiodifusão, colocando na internet
a lista completa dos donos e diretores de concessões de rádio e TV.
O que seria uma iniciativa de livre e espontânea vontade do ministro poderá se tornar obrigatória. Foi apresentado, na semana
passada, um projeto de lei que determina que o governo mantenha
na internet um cadastro com informações sobre as concessões,
incluindo a lista de sócios, prazo
de validade e dados técnicos.
O texto, do deputado Edson
Duarte (PV-BA), também exige
do ministério a divulgação do número de concessões que cada empresa possui, de forma a tornar
evidente eventuais monopólios.
O parlamentar justifica sua proposta afirmando que as concessões são públicas e que a sociedade, como sua "legítima proprietária", tem o direito de saber para
quem o governo as distribui.
É o mesmo discurso de Miro
Teixeira, em janeiro, ao prometer
que iria colocar as informações na
internet. "O cidadão tem direito
de saber a quem pertencem os
meios de comunicação. Se os jornais trazem os nomes dos responsáveis no expediente, por que as
rádios e TVs têm tratamento diferenciado?", afirmou à Folha.
A divulgação dessas informações enfrenta resistência de parte
do Congresso, já que há muitos
parlamentares donos de rádios e
TVs. Só na comissão de comunicação da Câmara, que deverá analisar o projeto de lei de Duarte, pelo menos 26% dos deputados possuem emissoras de AM, FM e televisão, de acordo com levantamento feito pela Folha, em abril.
Segundo o ministério, a demora
em cumprir a promessa de Miro
se deve a "questões técnicas". A
assessoria diz que está sendo desenvolvido um "sistema capaz de
suportar o grande volume de informações" e que "a lista estará na
internet em dois ou três meses".
Aproveitando que a Brasil 2000
mudou de direção artística, a
equipe do "Garagem", tirado da
FM em novembro de 2002, lançou
uma campanha pela volta do programa. Pela internet, os locutores
pedem que seus ouvintes mandem e-mails à emissora com o título "Eu Quero a Volta do "Garagem'". A cúpula da FM ainda está
avaliando essa possibilidade.
Se AMs e FMs trabalham com públicos segmentados, as rádios que
surgem pela internet estão ainda
mais focadas em grupos específicos de ouvintes. Nesta sexta, às
23h, estréia o "Rota 77 - O Rock da
Periferia", de punk rock e hardcore, na www.punkradio.com.br.
laura@folhasp.com.br
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