São Paulo, sábado, 10 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Chico Buarque compõe tema de ‘Belíssima’

Kiko Cabral/TV Globo
JAMANTA NÃO MORREU O ator Cacá Carvalho (que fez o Jamanta, autor de bordões, da novela "Torre de Babel") grava cena de "Belíssima" ao lado de Reynaldo Gianecchini, que vive um borracheiro

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

O compositor Chico Buarque voltará a interpretar um tema de abertura de novela da Globo. A emissora encomendou ao músico uma canção inédita para abrir "Belíssima", que em novembro substitui "América". Se Chico não compuser nova música a tempo, a Globo usará uma já gravada, que fale da "alma feminina".
A última participação do artista em abertura foi em "Desejos de Mulher" (2002), com Elza Soares.
A abertura de "Belíssima", que terá como pano de fundo a indústria da moda paulistana, foi gravada na última terça em São Paulo, com a top Michelle Alves.
Uma vitrine foi enquadrada do ponto de vista de quem está dentro da loja, com três planos. No primeiro plano, Michelle Alves aparece se movendo em câmera lenta, dentro da vitrine. Em segundo, pessoas passam pela calçada em ritmo normal. No terceiro plano, prédios e torres de São Paulo em "fast" _truque em que as nuvens aparecem se movendo muito mais rapidamente, como no filme "Koyaanisqatsi" (1983).
Enquanto finaliza "Belíssima", o designer Hans Donner já trabalha na abertura de "JK", minissérie que reconstituirá a construção de Brasília. Há duas semanas, Donner obteve de Oscar Niemeyer, que desenhou edifícios-símbolo de Brasília, autorização para usar seu traço. "Vou trabalhar sobre os desenhos dele. Um dos caminhos é dar tridimensionalidade ao traço", diz Donner.

OUTRO CANAL

Obstáculo 1 A Globo pode não transmitir o último jogo do Brasil nas eliminatórias da Copa de 2006, contra a Venezuela, dia 12 de outubro em Belém. A Fifa determinou que, por ser a última rodada, todos os jogos serão simultâneos. E a confederação sul-americana quer marcar todas as partidas do continente para as 20h de Brasília.

Obstáculo 2 Como o Brasil já está classificado, a Globo não pretende sacrificar o "Jornal Nacional" e a novela das oito. Mas ainda trabalha para mudar o horário _o preferido dela é 16h. Se não tiver sucesso, irá repassar os direitos da partida para a TV Cultura _com a qual negocia também a cessão do Mundial da Alemanha.

Ladeira Apresentado por Ana Paula Padrão, o "SBT Brasil", que logo na segunda semana de existência perdeu a vice-liderança no Ibope para a Record, corre risco agora de perder também a terceira posição. Anteontem, ficou os primeiros 22 minutos (de um total de 45) em quarto no ranking da Grande SP, atrás da Band ("Brasil Urgente" e "Jornal da Band" _que está em tendência de alta).

Pirataria José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, nega que esteja fazendo um documentário sobre os 55 anos da TV, como chegou a ser ventilado pela Cultura (que exibe o programa dia 18). Diz que o documentário está sendo feito por uma universidade do Rio. "Apenas dei um depoimento e consegui uma verba", conta.


E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Buemba! Severino engasga no bolo de rolo!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.