São Paulo, domingo, 10 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

[+] saiba mais

Prevenção da obesidade deve vir desde o berço

CLÁUDIA COLLUCCI
DA REPORTAGEM LOCAL

A prevenção da obesidade, considerada pela Organização Mundial da Saúde a epidemia do século, deve começar no berço, alertam os médicos. Hoje, 16% dos adolescentes brasileiros estão com sobrepeso e outros 10%, obesos, segundo pesquisa da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
Além da obesidade, pesquisas apontam que as crianças estão cada vez mais sedentárias. A situação tem levado ao aumento dos casos de diabetes tipo 2, hipertensão e de alteração nas taxas de colesterol ainda na infância, fatores que elevam os riscos cardiovasculares.
A restrição da venda de guloseimas em algumas escolas e a exigência da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) de que os fabricantes informem a quantidade de gordura trans em seus alimentos, por exemplo, são iniciativas acertadas já em andamento. Outras normas estão sendo estudadas, mas nada disso adianta se não houver a cooperação dos pais das crianças.


Texto Anterior: Comida de escola é muito ruim, diz astro
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.