São Paulo, segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

Daniel Castro - dcastro@folhasp.com.br




TV pública poderá ter novela interativa

Secretário nacional do Audiovisual, Orlando Senna confirma que foi convidado para ser o diretor-executivo da futura TV pública federal, a TV Brasil (nome provisório), que o presidente Lula quer colocar no ar em dezembro.
"Fui sondado, já conversamos, mas ainda falta um mês para sair a nomeação da diretoria executiva. Temos algum terreno a percorrer", diz o assessor do ministro Gilberto Gil (Cultura). A TV pública será oficialmente criada por meio de medida provisória a ser editada até o início de outubro.
Apesar dos cuidados, Senna já fala sobre o conteúdo da TV pública. "A programação inicial terá poucas novidades. Será o melhor da TVE [do Rio, que será extinta] e programas de teledifusão que estão sendo produzidos pela Secretaria do Audiovisual há quatro anos. Só depois é que vamos produzir novos conteúdos regionais", diz.
Segundo Senna, as únicas estréias serão telejornais.
O cineasta baiano não vê na futura TV pública espaço para uma teledramaturgia comercial, mas não descarta as novelas totalmente. Diz que pode haver "experimentação", uma "teledramaturgia interativa".
"A TV comercial vê o telespectador como consumidor. A boa TV pública, como cidadão. Vislumbro uma TV pública que cumpra seu caráter de TV da sociedade, eqüidistante tanto do governo como do poder econômico", afirma Senna.

SPOILER 1 Circula pela internet um falso roteiro do último capítulo de "Paraíso Tropical". Segundo essa "versão", o assassino de Taís (Alessandra Negrini) será Nereu (José Augusto Branco), pai de Daniel (Fábio Assunção).

SPOILER 2 Pelo falso capítulo, Nereu vai até a casa de seu filho e lá encontra Taís, que liga o gás e o ameaça com um rolo de macarrão após receber telefonema de Antenor Cavalcante (Tony Ramos). Ele revida e ela bate a cabeça na mesa, desmaiando.

SPOILER 3 Ainda de acordo com o "roteiro", Olavo (Wagner Moura) e Bebel (Camila Pitanga) ficarão com o dinheiro desviado do fundo de pensão dos funcionários do grupo Cavalcante e fugirão para o exterior.

DESENHO O SBT já tem um estudo para um eventual retorno do "Aqui Agora". O telejornal popular entraria às 18h, para alavancar a audiência do horário nobre. Pelo estudo, teria dois apresentadores desconhecidos e dez repórteres e alguns colunistas.

CIDADE PERDIDA Paulo Betti vai entrar em "Sete Pecados", novela das sete da Globo. Será Flávio, pai de Beatriz (Priscila Fantin), um arqueólogo que que perde a memória em um acidente durante escavações no Piauí, onde acreditava estar Atlântida.

OVELHA A participação de Rogéria em "Paraíso Tropical" agradou à Globo. Ela vai voltar à emissora no próximo dia 18 interpretando Dolly, uma tia de Adriana Esteves em "Toma Lá, Dá Cá".

Texto Anterior: Filmes
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.