São Paulo, quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

DANIEL CASTRO - dcastro@folhasp.com.br

Renato Rocha Miranda/TV Globo
Presidente Lula fala na abertura do Academy Day, anteontem

Globo veta rivais em conferência do Emmy

Cerca de 300 profissionais de 150 países participam no Rio de Janeiro do Academy Day, evento da Academia Internacional de Televisão, Artes e Ciências, entidade que concede o Emmy, o Oscar da TV. Mas, entre os brasileiros, somente profissionais da Globo têm acesso aos painéis que discutem a TV.
Das concorrentes da Globo, somente o principal executivo foi convidado para o jantar de abertura, anteontem, com a presença do presidente Lula.
A Globo hospeda o Academy Day deste ano. Painéis como "Oportunidades e Desafios do Uso de Novas Tecnologias na América Latina" (hoje, 10h) e sobre novelas ocorrem no Projac, sua central de estúdios.
A restrição às TVs brasileiras causou protestos da Record (que na semana passada questionou a credibilidade da premiação do Emmy, cuja festa é patrocinada pela Globo). "É muito estranho que as emissoras brasileiras não tenham sido convidadas para esse evento. Só existe uma TV no Brasil?", indaga Alexandre Raposo, presidente da Record, que não foi convidado para o jantar.
A Globo esclarece que o Academy Day é um evento privado e fechado e que os painéis são para membros da academia. No Brasil, só a Globo é membro da instituição. Metade dos convidados são da academia. Os demais são da Globo e da Sony, patrocinadores. A emissora diz que convidou para o jantar Edir Macedo, dono da Record.

REFORÇO 1
Agora ex-apresentador do "Fantástico", Pedro Bial será repórter especial da Globo na cobertura das eleições americanas. Ele embarca para Nova York no início de outubro e só retorna após as votações, no começo de novembro.

REFORÇO 2
Nos EUA, Bial fará perfis dos candidatos Barack Obama e John McCain. Produzirá também reportagens factuais para o "Jornal Nacional" e entrará ao vivo no "Jornal da Globo" três vezes por semana, para um bate-papo com William Waack.

ABORTO
Não é só no Brasil que "Ciranda de Pedra" vai mal (é a pior audiência da Globo às 18h). Em Portugal, por causa da falta de público, foi tirada do ar no terceiro mês de exibição.

PANELADA
"Super Chef", novo reality show da Globo, ainda não alavanca a audiência do "Mais Você". Com a competição entre cozinheiros, o programa de Ana Maria Braga perdeu para a Record na segunda e ontem.

VIA LATINA 1
Após o fiasco da brasileira "Água na Boca", a Band voltará a investir em textos estrangeiros para suas novelas. Ontem, Elisabetta Zenatti, diretora de programação da emissora, negociava com a Telemundo a compra dos direitos para adaptação no Brasil da colombiana "Pasión de Gavilanes".

VIA LATINA 2
A trama fez sucesso no mundo todo, mas a exibição de sua versão original dublada, pela Rede TV!, em 2004, foi um fiasco retumbante.

Texto Anterior: José Simão: Socuerro! Furacão é como periquita!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.