São Paulo, segunda-feira, 10 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Fox vive calvário para liberar 'Cristo' na TV

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Filme mais polêmico dos últimos anos, "A Paixão de Cristo", visto por 6,8 milhões de pessoas no Brasil em 2004, corre o risco de não passar na TV aberta (Globo).
O longa produzido pelo astro Mel Gibson só estará disponível para TV aberta no final de 2006, mas a Fox, que o distribui na América Latina, já enfrenta um calvário antes mesmo de abrir negociações com as emissoras.
"Mel Gibson tem que aprovar o negócio. Ele não deixa tocarem no filme, não admite dublagem. É bem provável que só seja exibido em aramaico [mais hebraico e latim, as línguas faladas no filme] com legendas", diz Eli Wahba, diretor da Fox no Brasil. Como o filme tem cenas violentas, a Fox teme que as emissoras da América Latina o recusem, com medo de chocar a audiência católica. Segundo Wahba, sua empresa já fez uma consulta a Gibson sobre a possibilidade de cortes. O ator acenou com um "sim", mas os cortes terão de ser submetidos à sua aprovação.
Uma nova rodada de negociações tenta liberar a dublagem para o espanhol e o português. Sem dublagem, o filme ficará fora do horário nobre e, conseqüentemente, nenhuma rede investirá o que a Fox acha que o filme vale. A Fox vai negociar "A Paixão de Cristo" _acusado de promover o anti-semitismo, ao vilanizar judeus_ à parte, não em um pacote, como fez com "Homem-Aranha". A Globo tem prioridade.

OUTRO CANAL

Bolha A Globo planeja vender parte da Globo.com, seu "braço" na internet. Contratou uma consultoria para analisar o valor do portal, que tem cerca de 300 mil assinantes. O objetivo da emissora é vender apenas a parte de provimento de acesso à internet do portal, mantendo o controle sobre a produção de conteúdo.

Maratona 1 "O Melhor do Brasil", nome do novo programa de Márcio Garcia na Record, já tem data de estréia: 5 de novembro. A atração substituirá parcialmente o programa de Raul Gil, que fica na emissora até o dia 29 (depois, vai para a Band). Terá três horas e meia de duração, das 15h30 às 19h, aos sábados.

Maratona 2 O programa de Garcia será gravado no teatro da Record. Terá competições do tipo "a vovó mais enxuta" e "a mulher mais forte". E um concurso com novos atores que promete dar aos vencedores uma participação em alguma produção da Fox, nos EUA. Nos testes, os candidatos interpretarão cenas de filmes da Fox.

Arquivado A MTV desistiu do projeto de produção de uma telenovela com a "cara" da emissora. Chegou à conclusão de que dramaturgia não é sua praia após testar o gênero em "The Nadas", "sitcom" com Marcos Mion. "Dramaturgia é para quem dá quatro, cinco pontos no Ibope", afirma André Mantovani, diretor-geral do canal.

E-mail - dcastro@folhasp.com.br

Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: Série: Prison Break" resgata ambiente carcerário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.