São Paulo, quinta-feira, 10 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para Luciano, presidente não podia ter concordado com prática

Lula admite ter assistido a DVD pirata do filme "2 Filhos"

LAURA MATTOS
DA REPOTAGEM LOCAL

A assessoria do Palácio do Planalto admitiu ontem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assistiu a "2 Filhos de Francisco" em DVD pirata. A sessão ocorreu em 18 de outubro, no AeroLula, o avião presidencial, em viagem oficial a Moscou. O DVD original só será lançado em 7 de dezembro.
O filme sobre Zezé Di Camargo e Luciano, que fizeram shows na campanha de Lula, foi o escolhido do país para concorrer a uma vaga no Oscar. Luciano disse à Folha que "o presidente incentiva o crime da pirataria com a atitude". "Soube que a cópia tinha defeito e parou duas vezes na exibição. Quando ele viu que era pirata, tinha de ter tomado providências."
Em nota, o Planalto responsabiliza a "ajudância de ordem", que em viagens oficiais é responsável, segundo a assessoria, "por organizar as roupas do presidente, cuidar dos presentes que recebe, da alimentação etc": "Nas viagens do presidente, são exibidos DVDs de filmes nacionais enviados pelos autores. Por falha da ajudância de ordem, no trajeto de 18/10 foi exibida uma cópia não oficial de ‘2 Filhos de Francisco’. A ajudância de ordem já foi devidamente advertida sobre o erro cometido".
O incidente deverá cancelar uma exibição oficial do filme ao presidente, a ministros e membros de consulado, em Brasília, prevista para o fim do mês. O programado era que a dupla e seus pais, protagonistas do filme, entregassem uma carta ao ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, solicitando providências antipirataria. Luciano disse ser contra a realização do evento e que, se for "voto vencido", não irá comparecer, em caráter de protesto. "Se o Lula já viu em DVD pirata, para que vamos lá mostrar o filme?"
Sobre Lula, por quem fez campanha, afirmou: "Trabalhei por ele porque acreditava. Sou um dos poucos brasileiros que podem deitar a cabeça no travesseiro e não me preocupar com o dia de amanhã. A minha quinta geração comerá com o que já ganhei de dinheiro. Mas eu acreditava numa mudança, e isso não veio".
A Sony Pictures, distribuidora do longa, calcula que ao menos 500 mil cópias piratas já tenham sido vendidas. Luciano disse que, apesar do prejuízo, decidiu protestar contra a pirataria e a sessão no AeroLula por ser um "cidadão que teve o orgulho ferido". "Pirataria é crime, é roubo. Quem vende e quem compra são bandidos. Temos de parar de separar bandidos e mocinhos numa quadrilha."
Pirataria é crime, e o comprador também pode receber penas que variam de multa a detenção.
O sertanejo aproveitou para questionar a atitude da produtora Conspiração e da Sony Pictures diante da pirataria de "2 Filhos": "Eles já sabem que um original foi roubado de dentro da produtora ou do laboratório. São empresas pequenas, com uns 30 funcionários. Por que ainda não chamaram a polícia para investigar?"
A assessoria da Conspiração respondeu: "Identificamos piratas de ‘2 Filhos’ de várias origens nas ruas e, juntamente à Sony Pictures, já tomamos ações concretas para realizar apreensões e para procurar identificar possíveis furtos de matrizes digitais ou cópias não autorizadas ao longo do processo. Já há investigações em andamento em diversos locais. Infelizmente não podemos dar mais detalhes no momento para não atrapalhá-las".

Texto Anterior: Artes: Leilão na Christie's bate recordes
Próximo Texto: Imagem e semelhança: Artista plástico expõe "luladepelúcia" no Rio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.