São Paulo, segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

DANIEL CASTRO - dcastro@folhasp.com.br

Caco Galhardo


Audiência de novela na web sobe até 67%

A audiência dos sites das novelas da Globo explodiu nos últimos meses. O de "A Favorita" atingiu em outubro média de 382.632 acessos diários, segundo a emissora. Desde que a novela estreou, em junho, foi visitado 41 milhões de vezes. Em relação às duas últimas tramas das 21h, o aumento foi de 67%.
Até a novela das seis, que vem sofrendo com o horário de verão e a rejeição parcial a tramas e personagens, teve incremento de audiência na web. Em seu primeiro mês, o site de "Negócio da China" foi 43% mais acessado do que o de "Ciranda de Pedra". A página de "Três Irmãs", das 19h, cresceu 58%.
Para a Globo, a internet não está tirando audiência da TV, mas a emissora não nega que cada vez mais as pessoas vêem TV pela internet. A rede informa não dispor de audiência dos vídeos que abre na web.
O crescimento da audiência dos sites coincide com a reformulação das páginas e com a implantação pela Globo, neste semestre, de uma nova linha estratégica, de uso da internet como canal de interatividade e como mídia complementar, que oferece ao telespectador a possibilidade de recuperar conteúdos perdidos durante viagens. Hoje, quase todo o capítulo é editado na internet no dia seguinte, com acesso gratuito.
Dentro dessa linha, a Globo fará em 2008 a tradicional vinheta de fim de ano só com vídeos postados por telespectadores na internet.

O POLÊMICO
Aguinaldo Silva voltou a escrever blog. Na reestréia, atacou as novelas que estão no ar. Sem citar nomes e dar detalhes, disse que elas "estão um marasmo só". E pediu aos colegas: "Vamos caprichar, gente!".

EM ALTA
Não é só na internet que "A Favorita" está ganhando audiência. Na TV também. Nas duas últimas semanas, cravou médias superiores a 40 pontos. Antes oscilava entre 38 e 39.

PROTEÇÃO
Ficou estranho o merchandising protagonizado por Carmo Dalla Vecchia em "A Favorita", na semana passada. Seu personagem, Zé Bob, fez propaganda de carro de luxo. Isso não combina com um jornalista que roda a cidade num Gol "bolinha", velho e amassado.

UFA 1
Há quase um ano no ar, a TV Brasil finalmente terá sinal aberto em São Paulo. Dia 1º, inaugura o canal 63, digital. Ou seja, menos de 50 mil domicílios terão acesso gratuito à TV pública de R$ 350 milhões/ano.

UFA 2
A TV Brasil teria em São Paulo um canal analógico, mas a Anatel conseguiu a proeza de reservar a ela freqüência (69) que não pode ser utilizada, pois interfere em telefonia celular.

COERÊNCIA ZERO
O Ministério da Justiça voltou atrás da decisão de proibir "O Melhor do Brasil", da Record, antes das 20h. O secretário Romeu Tuma Jr. justificou com um "parecer" do mesmo departamento que antes considerava o programa inadequado para menores de 12 anos.


Texto Anterior: José Simão
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.