São Paulo, quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CRÍTICA MÚSICA ERUDITA

Nova OSB mostra bom potencial na estreia

Ao lado de Hamilton de Holanda e Yamandu Costa, Orquestra Sinfônica Brasileira se apresentou renovada em SP

SIDNEY MOLINA
CRÍTICO DA FOLHA

Uma OSB (Orquestra Sinfônica Brasileira) enxuta, renovada, muito diferente do grupo que se apresentou aqui em 2010: foi o que se viu na Sala São Paulo na última terça-feira.
A nova orquestra não tem ainda -nem poderia, dado o pouco tempo de trabalho- a experiência e o entrosamento que eram característicos do time anterior, mas mostra bom potencial e surpreende pela desenvoltura.
O repertório escolhido -que incluiu uma trilha de cinema e a estreia de obra encomendada aos virtuoses Hamilton de Holanda (bandolim de dez cordas) e Yamandu Costa (violão de sete cordas)- poderia parecer inadequado para este momento. Mas, ao ouvir a "Suíte Psicose", versão sinfônica da trilha de Bernard Herrmann (1911-1975) para o famoso filme de Hitchcock (1899-1980), ficou clara a intenção de dar padrão ao grupo.
As 16 pequenas seções exigem das cordas todo tipo de articulações e efeitos. E o maestro Roberto Minczuk -titular da orquestra carioca- já procura desenhar com clareza a voz de cada linha, busca matizes sem perder a força da massa.
A "Sinfonia Inacabada" de Schubert (1797-1828) foi o ponto máximo de expressividade e desenvolvimento: o primeiro movimento saiu bem, mas no segundo ficou perceptível que o amálgama das madeiras com cordas e metais pode ser aprimorado. Concebida por Hamilton e Yamandu e orquestrada por Paulo Aragão, a "Suíte Interiores" é uma peça singela.
Se o som percussivo do violonista tende a sumir diante da orquestra, a emissão encorpada do bandolinista casa com perfeição com o fraseado sinfônico.
Mas o "Jongo" final deixou o duo solto para improvisar, o que tornava a orquestra um luxo quase dispensável. Os músicos levantaram a plateia, que ganhou bis do movimento final e uma inesquecível "Pastorinhas" (Noel Rosa/Braguinha).

OSB (ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA)
AVALIAÇÃO bom


Texto Anterior: Musical 'Priscilla' será encenado em São Paulo em março
Próximo Texto: Instalações reconstroem 40 anos do Stagium
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.