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LIVROS
CONTO
Livro "Aquela Canção" apresenta, com a ajuda de um CD, 12 histórias inspiradas em 12 clássicos da música brasileira
Compilação exibe os vínculos tênues entre os sons e as palavras
CARLOS RENNÓ
ESPECIAL PARA A FOLHA
De variados graus e nuances de sutileza ou evidência
se revestem as formas de relação
entre conto e canção em "Aquela
Canção", original livro com CD
encartado trazendo 12 contos e as
12 músicas -clássicas, na maioria- em que foram inspirados.
Um conto-poema do poeta Eucanaã Ferraz, dividido em tercetos, soa como o desenvolvimento
de um decassílabo de "Carinhoso" (de Pixinguinha e João de Barro; com Marisa Monte, no CD), o
"Vem sentir o calor dos lábios
meus". Clamor que ecoa no fundo da atmosfera de espera e desejo erguida em "Vem".
Em "Menina dos Olhos", todos
os versos e todo o clima de "Pela
Luz dos Olhos Teus" (de Vinicius
de Moraes; com Miúcha e Daniel
Jobim) se aplicam à história de
amor infantil envolvendo um garoto buftálmico criada por outro
poeta, o autonomeado Glauco
Mattoso, hoje cego. Texto e música-tema em casamento perfeito.
Mesma correspondência não se
observa entre "É Doce Morrer no
Mar" (de Dorival Caymmi e Jorge
Amado, com Olivia Hime) e a história homônima do angolano José Eduardo Agualusa. Na sua culminância, um duplo assassinato
passional, seguido de suicídio,
nem um pouco caymmianos.
Ao contrário, tudo é propriedade e pertinência entre "Bárbara
no Inverno", de Milton Hatoum, e
"Atrás da Porta" (de Francis Hime e Chico Buarque, com Zélia
Duncan). A oblíqua relação de
ambos participa da profundidade
e complexidade do conto, sobre a
vida amorosa de um casal exilado
em Paris durante a ditadura.
Vinculações tênues, implícitas,
não óbvias, entre uma forma artística e outra caracterizam também outros textos, nos quais a
canção fica como que sugerida
como trilha poética-musical a
ilustrar sutilmente o narrado.
Exemplos: o caso de (fim de)
amor elegantemente contado por
Rodrigo Lacerda em "Entre Nós",
inspirado em "Corcovado" (de
Tom Jobim; com o próprio); a cena do casamento decadente de "A
Última Cartada", de Livia Garcia-Roza, partindo de "Anoiteceu"
(de Francis Hime e Vinicius de
Moraes, na voz comovente de
Milton Nascimento); o tórrido romance com um morador de rua
em "A Exata Distância da Vulva
ao Coração", de Marçal Aquino,
relacionado com "Último Desejo"
(de Noel Rosa, com Olivia Byington); a memória de um namoro
remoto em "Ciranda", de Paulo
Rodrigues, sobre "Juazeiro" (de
Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, com Gilberto Gil).
Por outro lado, há enredos e
quadros criativamente construídos dos cenários das canções. Caso de "Zezé Sussuarana", de Beatriz Bracher, baseado em "Sussuarana" (de Heckel Tavares e Luiz
Peixoto, com Maria Bethânia e
Nana Caymmi). E de "Duas Canções", de Moacyr Scliar, em "No
Rancho Fundo" (de Ary Barroso e
Lamartine Babo, com Elizeth Cardoso) e em "Maringá" (de Joubert
de Carvalho), incorporando a famosa musa homônima.
Como nestes, em "Circo Rubião", de Adriana Lisboa, a canção "Menina, Amanhã de Manhã" (de Tom Zé e Perna, com
Mônica Salmaso) marca presença
forte na trama. Nesse sentido, "Se
Meu Mundo Cair", de Luis Fernando Verissimo, excede. Aqui o
narrador se dirige ao compositor
Zé Miguel Wisnik, da música de
mesmo título (com Eveline Hecker), para contar a transformação
que esta causou na sua mulher e
no seu casamento.
Carlos Rennó é letrista e jornalista, organizador de "Gilberto Gil - Todas as Letras" (Companhia das Letras) e autor de
"Cole Porter - Canções, Versões" (Paulicéia)
Aquela Canção - 12 Contos para 12 Músicas
Autores: Livia Garcia-Roza, Eucanaã
Ferraz, Beatriz Bracher, Paulo Rodrigues,
Moacyr Scliar, Marçal Aquino, José
Eduardo Agualusa, Rodrigo Lacerda,
Glauco Mattoso, Milton Hatoum, Luis
Fernando Verissimo, Adriana Lisboa
Editora: Publifolha
Quanto: 39,90 (176 págs.)
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