São Paulo, quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Crítica

"Monstros" faz uso de personagens reais de circo

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA


Quem são os monstros de "Monstros" (TCM, 1h, 12 anos)? Essa é a pergunta mais evidente colocada por este filme notável de Tod Browning para a Universal, em que trabalhou com personagens circenses reais (rostos deformados etc.), os chamados "monstros de circo".
Ora, isso para os cultores do filme de terror dos anos 1920 ou 1930, como James Whale ou o próprio Browning, não era uma questão extemporânea. Tanto mais que o mundo vivia sua grande Depressão. Esses fantasmas sociais, esses "não ditos", irrompiam na tela como expressão de um mundo secreto, de uma espécie de duplo corrompido do mundo.
Mas podia-se ver a coisa também de outro modo. Esses precursores do homem-elefante de David Lynch, em sua espantosa, monstruosa, pureza, têm o dom incômodo de revelar a monstruosidade de cada um.
Mesmo tema, outro andamento: "O Terror das Mulheres" (TCM, 16h15, livre), a bela comédia de Jerry Lewis.


Texto Anterior: O melhor do dia
Próximo Texto: José Simão: Ueba! Kassab lança Bilhete Úmido!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.