São Paulo, quinta-feira, 11 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTES VISUAIS

Mostra vai até março

NY exibe compulsão de Warhol por imagens

ANA MARIA GUARIGLIA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Quem estiver indo a Nova York até meados de março terá a chance de ver a exposição "Andy Warhol - Photography", que será inaugurada hoje na cidade.
Warhol é o mais importante representante da art pop, movimento que surgiu no início dos anos 60 como uma espécie de crítica à chamada comunicação de massa. Seu mote principal era a evocação e a reutilização dos ícones da cultura e do consumo.
A exposição, no International Center of Photography (Centro Internacional de Fotografia), traz serigrafias e retratos de pessoas ricas e famosas, como Jacqueline Onassis e Elizabeth Taylor, além dos arquivos -o baú de Warhol- nos quais foi encontrada uma grande quantidade de materiais visuais, reunidos pelo artista no seu dia-a-dia.
Também será exibido um vídeo, em projeção contínua, que mostra seus filmes, como "Sleep" e "Kiss", ambos de 1963.
Segundo o curador da mostra, Christoph Heinrich, do Hamburg Kunsthalle, Warhol era um fotógrafo obsessivo, colecionando compulsivamente logotipos, fotos de jornais e de revistas.
Para a confecção da série de pinturas "Death in America", Warhol passou dias na Biblioteca Pública de Nova York para encontrar a imagem da cadeira elétrica usada para executar os espiões Julius e Ethel Rosenberg (1951).
Andy Warhol (ou Andrew Warhola) nasceu em 1928, em Pittsburgh (Pensilvânia). Em 49, mudou-se para Nova York, trabalhando como desenhista e ilustrador. Em 1962, fundou a revista "Interview", na qual apareciam as personalidades da vida noturna da cidade norte-americana. E, em 63, começou a realizar filmes no estúdio Factory. Morreu, vítima de complicação cirúrgica, em 87.


International Center of Photography (tel. 00/xx/1/212/860-1777); até 18 de março



Texto Anterior: Os dez melhores filmes dos EUA em 2000
Próximo Texto: Artes plásticas: Professora analisa impressionismo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.