São Paulo, terça-feira, 11 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Brasileiro consome quase 5 h diárias de TV

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

O telespectador brasileiro, um dos maiores consumidores de TV do mundo, gastou 4 horas, 53 minutos e 22 segundos vendo televisão aberta em cada dia de 2004.
No ano anterior, o consumo médio individual de TV foi de 4h47min49s. Em 2001, era bem menos: 4h37min15s.
Os dados, inéditos e obtidos com exclusividade pela Folha, são do Ibope e se referem a todo o país _a amostra nacional do instituto representa 52 milhões de telespectadores em 15,9 milhões de domicílios nas principais cidades.
A média diária de consumo de televisão por domicílio foi de 8 horas e 31 minutos em 2004, dois minutos e meio a mais do que em 2003. Esse é o tempo médio diário que um ou mais televisores de uma mesma casa ficaram sintonizados em canais abertos.
Os dados do Ibope mostram que idosos vêem mais TV do que crianças. Pessoas com mais de 50 anos assistiram a quase cinco horas e meia de TV por dia.
Jovens de 18 a 24 anos e pessoas das classes A e B são as que menos vêem TV. Telespectadores mais pobres (classes D e E) consomem quase 40 minutos a mais de TV do que as mais ricas (A e B).
Como é de praxe, os dez programas mais vistos em 2004 foram da Globo. A novela "Senhora do Destino" lidera o ranking, seguida de "Celebridade", "Da Cor do Pecado" e "Big Brother Brasil". Só depois aparece o futebol, com a seleção

OUTRO CANAL

Boa notícia 1
O canal pago Nickelodeon, da americana Viacom, exibe a partir de fevereiro seu primeiro desenho animado brasileiro, a série "Anabel". A produção será exibida aos sábados, dentro do "Patrulha Nick" (12h).

Boa notícia 2
"Anabel" é ambientada na Porto Alegre dos anos 30. Trata-se de uma menina que anda de bonde, adora radionovela e livros _é consumidora dos contos de Edgar Allan Poe.

Rolo 1
Diretor do longa "Bufo & Spallanzani", que foi anunciado pela Globo, mas exibido na "surdina" pelo SBT, na terça passada, Flávio Tambellini diz que a distribuidora Warner é responsável pela confusão, que gerou uma crise entre as redes.

Rolo 2
Tambellini diz que a Warner (parceira do SBT) é detentora dos direitos do filme para TV, mas que o autorizou a repassá-los para a Globo, em troca de chamadas na época em que esteve em cartaz nos cinemas. Portanto, segundo o cineasta, a Warner não poderia deixar o SBT exibir "Bufo".

Miou
O Ministério da Justiça melou os planos do SBT de exibir a mexicana "Mariana da Noite". Classificou a novela para as 21h.

Legal
Bem feitinho o "Estação Globo - Rock", exibido anteontem pela Globo.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Ueba! Nazaré em "A Estripadora de Travesseiros"!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.