São Paulo, quarta-feira, 11 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Ritmos jamaicanos nasceram a partir do rock tradicional

DA REPORTAGEM LOCAL

A partir das transmissões de rádio vindas dos EUA, no início dos anos 50, um grupo de talentosos jamaicanos como o produtor "Sir" Coxsonne Dodd captou a onda e deu sua própria interpretação a canções escritas por artistas como Fats Domino.
A guitarra do rock'n'roll tradicional, que ficou mais sincopada, e o uso dos metais, tornado mais proeminente, desaguariam no ska e mais tarde em rocksteady, reggae, dub, dancehall etc.
Ao lado do punk, no final da década de 70, ingleses como os Specials e o Madness usaram o ritmo para tecer comentários sociais e foram ao topo das paradas, no que ficou conhecido como a segunda onda do ska.
O sucesso chegou até ao Brasil, e Os Paralamas do Sucesso atingiram seu primeiro pico de sucesso com ska e reggae, como provam "Cinema Mudo" (83) e "O Passo do Lui" (84) -que, por sinal, incluía "Ska".
A terceira onda ocorreu nos anos 90, marcada pela mistura com o hardcore e o sucesso efêmero e frágil.


Texto Anterior: O pai do reggae
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.