São Paulo, quinta-feira, 11 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica

Abbas Kiarostami comenta filme de Charles Chaplin

PAULO SANTOS LIMA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Eddie Murphy, no auge do seu sucesso, nos anos 80, quando engatava a segunda marcha na continuação de "Um Tira da Pesada", disse que Charles Chaplin era um fracassado e que dirigiria uma refilmagem bem superior de "O Garoto". Difícil saber o que lhe deu na telha, mas talvez, na loucura de sua afirmação, Murphy quisesse "matar" a referência de Chaplin justamente para não precisar ultrapassá-lo, algo que seria impossível.
O fato é que o ator foi para o limbo, jamais rodou o tal "remake" e "O Garoto" (Telecine Cult, 20h) continua sendo dos títulos mais queridos da obra de Chaplin. Talvez pela preciosa imagem do garotinho abandonado, que não à toa tornou-se mais memorável que a de Carlitos nessa fita que nem é das melhores do cineasta.
Mais interessante que "O Garoto", o documentário que passa em seguida, "Chaplin Today", traz Abbas Kiarostami tecendo comentários sobre o filme. Ele, um gênio do cinema recente que o site do Telecine chama de "escritor iraniano".


Texto Anterior: Saúde: "Bem Star" dá dicas para viver melhor
Próximo Texto: Contardo Calligaris: Os sonhos dos adolescentes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.