São Paulo, segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Cocoricó" leva ingenuidade da fazenda para a cidade grande

Nova temporada estreia na Cultura e inclui episódios exibidos no cinema

DA REPORTAGEM LOCAL

Nada de galinha botando ovo, de colher milho ou de tirar leite da vaca. A nova temporada de "Cocoricó", exibida a partir de hoje na Cultura, investe em temas urbanos ao levar boa parte dos personagens da série para a cidade grande.
A trama é que, durante as férias, o garoto Júlio vai visitar o primo, João, e fica morando no apartamento dele. Leva o cavalo Alípio e a galinha veterana Zazá com ele, além de receber visitas do papagaio Caco, da galinha Lilica e dos avós.
A turma fica espantada com o elevador e com o ritmo frenético da cidade, logo que chegam de trem à Estação da Luz. O criador, Fernando Gomes, foi feliz na escolha dos temas, abordando de um jeito educativo o congestionamento, a reciclagem do lixo e as diferenças entre a vida rural e a urbana.
Mas não tem juízo de valor. Pode-se gostar dos dois estilos de vida. E vemos o Júlio, da sabedoria de seus oito anos, sentir falta da tranquilidade da fazenda e da goiabada da avó, mas aproveitar um jogo no estádio e um sorvete colorido.
Finalmente, chegam à TV aberta os cinco episódios exibidos nos cinemas como um longa, mas que era apenas uma colagem de capítulos. Agora, eles voltam ao seu formato independente um do outro. A nova temporada também traz alguns personagens novos, como o porteiro palpiteiro Dorivaldo, o vira-lata Esfarrapado e o mal-humorado rato Roto. (LÚCIA VALENTIM RODRIGUES)


COCORICÓ NA CIDADE

Quando: de seg. a sáb., às 11h15 e às 15h15, na TV Cultura
Classificação: livre



Texto Anterior: Cinema: Saem os indicados ao prêmio Goya
Próximo Texto: HQ tem tema delicado e visual difícil
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.