São Paulo, segunda, 11 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MONUMENTA
Levantamento começou em junho de 1998 na tentativa de registrar a interação entre o espaço e o homem
Mascaro fotografa edifícios e pessoas

da Reportagem Local

Além do levantamento técnico completo das sete áreas abordadas, o Programa Documenta está realizando um levantamento fotográfico minucioso não apenas de seus edifícios e logradouros locais, mas também de seu potencial humano. O trabalho vem sendo realizado pelo fotógrafo Cristiano Mascaro desde junho do ano passado. Falta concluir o levantamento da cidade de São Paulo.
"Achei importante registrar também a vida desses locais e não simplesmente seus edifícios, algo que foi ao encontro dos objetivos do projeto. Queria transmitir a integração do lugar e de seus moradores", disse Mascaro.
Para realizar seu trabalho de campo, Mascaro carregou cerca de 20 kg de equipamentos, como três câmeras (uma 6 x 9, especial para fotos de arquitetura; uma Hasselblad 6 x 6 para as fotos de rua e uma câmera 35 mm para retratos).
Das cidades fotografadas, a que mais o entusiasmou foi São Luís. "Foi lá que realizei a minha primeira matéria como fotógrafo, para a "Veja', em 1969. Seu centro histórico tem vida própria. Não foi feito para turista ver. Também tenho afeição por Salvador. Foi lá que comecei a namorar", disse Mascaro.
Segundo Pedro Taddei Neto, o coordenador do programa, as fotografias e o livro -que deve ser publicado em várias línguas- não estão ligados diretamente ao processo de revitalização da área, mas como promoção turística dessas áreas no exterior.
Mascaro formou-se em arquitetura, em 1968, mas logo optou pela fotografia. Escreveu diversos livros, como "Luzes da Cidade" (DBA), e protagonizou um dos volumes da coleção "As Melhores Fotos" (Sver & Boccato).
(CELSO FIORAVANTE)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.