São Paulo, quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Crítica
Dia destaca o melhor de Carmen Miranda

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Com o Carnaval batendo à porta, o que poderia ser mais indicado do que um filme de Carmen Miranda? No caso, o melhor filme de Carmen: "Entre a Loura e a Morena" (TC Cult, 20h; 12 anos).
Seu diretor, Busby Berkeley, talvez não soubesse o que era Carnaval, embora tenha sido convidado para trabalhar na Vera Cruz, isso quando tanto ele como a companhia paulista já estavam na pior.
Ainda assim, poderia ter sido mentor de Joãosinho Trinta. Quem já viu ou for ver o filme entenderá rapidinho do que se está falando.
No mesmo registro está "Orfeu" (Canal Brasil, 22h; 14 anos). Os filmes de Carlos Diegues em geral têm essa forma de desfile de escola de samba.
"Orfeu" -que parte da peça escrita por Vinicius de Moraes, mas também do filme com que o cineasta francês Marcel Camus (1959) ganhou a Palma de Ouro, em Cannes- tem por centro, por essência, o Carnaval e seus desfiles.
Não só: há o pesadelo da favela. Mas com Diegues até o pesadelo é um espetáculo.


Texto Anterior: O melhor do dia
Próximo Texto: José Simão: Carnaval! Baiano não tem osso!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.