UOL


São Paulo, terça-feira, 11 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

Arranjos superam improviso

ESPECIAL PARA A FOLHA

Aqueles que ainda encaram Hermeto Pascoal como um improvisador radical de choros e baiões, cujas apresentações costumavam estender-se por várias horas, têm no CD "Mundo Verde Esperança" um veículo perfeito para atualizar esse ponto de vista.
Claro que Hermeto segue impressionando com a espantosa capacidade de criar, instantaneamente, melodias preciosas e contrapontos intrincados. Mas o que chama atenção é o avançado estágio das composições e arranjos.
A tradicional estrutura jazzística (tema-improviso-volta ao tema) já não se mostra mais suficiente para muitas das criações do músico alagoano. Por meio dos arranjos, ele prefere exercer um domínio mais autoral sobre suas composições, mesmo reservando algum espaço para os improvisos.
Cada vez mais interessado em misturas timbrísticas e rítmicas, Hermeto brinca com diversos gêneros, como o frevo ("Renan"), o forró ("Uína"), o samba ("Joyce"), a toada ("Úrsula") e o flamenco ("Ailin"), embora nem sempre seja muito fácil identificar esses ritmos nas fusões sonoras do bruxo alagoano. O que as torna mais inusitadas. Fruto de uma década de trabalho sério e muito perfeccionismo, o grupo formado por Márcio Bahia (bateria), Itiberê Zwarg (baixo), Vinicius Dorin (sopros), André Marques (piano) e Fábio Pascoal (percussão) prova ser o mais coeso que Hermeto já comandou. E a participação da Itiberê Orquestra Família, discípula da "escola Jabour", acrescenta juventude a esse grupo de feras. A música do genial Hermeto não poderia estar em melhores mãos. (CARLOS CALADO)


Mundo Verde Esperança    
Artistas: Hermeto Pascoal e Grupo
Lançamento: Rádio MEC
Quanto: R$ 22, em média



Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Moda: Yves Saint Laurent desfila sensualidade
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.