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Fotógrafos Pirelli se dividem entre documental e experimentações
Masp expõe a partir de hoje 80 fotografias recém-compradas pela coleção
SILAS MARTÍ
DA REPORTAGEM LOCAL
É intenso o azul do céu e o
dourado da cerveja no copo
americano. A gordura transborda dos biquínis baratos -é
um dia de praia qualquer na periferia de Recife, mas o tratamento é de ensaio da "Vogue".
Nessa encruzilhada entre documental e formalista, a fotógrafa Bárbara Wagner resume
as duas vertentes das 80 fotografias da Coleção Pirelli, que o
Masp expõe a partir de hoje, oscilando entre registros objetivos da realidade e experimentações um pouco mais ousadas.
"Ela explode a cor, estoura o
flash na luz do dia para fazer
uma coleção de flagrantes", diz
o curador da mostra, Rubens
Fernandes Júnior, 58, sobre
Wagner. "É um trabalho novo."
Na linha flagrantes, também
entram para a coleção cinco
instantâneos de Vania Toledo,
famosa por seus registros da
"beautiful people" no Rio, em
São Paulo e Nova York. Estão lá
uma modelo nua, Gal Costa,
Rodolfo Scarpa, o estilista Marquito e Fernanda Montenegro.
"Meu trabalho tem isso de não
ser invasivo, de ser cool, registrar um momento bacana e
ponto", diz Toledo, 58. "É fotojornalismo social e pessoal."
Também pessoal é o olhar de
Bob Wolfenson sobre o parque
industrial de Cubatão, entre
São Paulo e o mar. São memórias de infância dessa "antinatureza" que ele tenta traduzir
numa série de imagens. "Aquele era um lugar de passagem,
que me aterrorizava e me capturava", lembra Wolfenson, 54.
Essa atração e repulsa pela
paisagem aparece nas obras
-mais experimentais- de outros fotógrafos, muitos de fora
do eixo Rio-SP, uma prioridade
dos curadores desta edição.
Enquanto o paranaense Rogério Ghomes carrega nas cores
do horizonte marítimo, dando
pegada expressionista ao que
poderia parecer banal, o mineiro José Faria recorre a colagens
e múltiplas exposições.
Sem grandes ambições formais, senão o preto-e-branco
em alto contraste, André François mostra a rotina de hospitais na Amazônia, trabalho que
terá uma sala especial no Masp.
Em contraponto, uma espécie de núcleo histórico da coleção reúne imagens da Salvador
clássica de Voltaire Fraga e do
Rio bossa-novista de Milan Alram, que flagrou Helô Pinheiro,
a garota de Ipanema, prestes a
passar seu bronzeador.
COLEÇÃO PIRELLI
Quando: abertura hoje, às 19h30; de
ter. a dom., das 11h às 18h, qui., das
11h às 20h; até 3/5
Onde: Masp (av. Paulista, 1.578, tel.
0/xx/11/3251-5644)
Quanto: R$ 15 (grátis às terças)
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