São Paulo, sexta-feira, 11 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

Daniel Castro - dcastro@folhasp.com.br

Renato Stockler/Na Lata/Band
BAND GRAVA NO RIO GRANDE DO SUL A protagonista Rosane Mulholland grava cena de festa de colheita de uva para "Água na Boca", novela que a Band estréia em 12 de maio, em Bento Gonçalves (RS)

Ibope adverte Record por divulgar liderança

O Ibope enviou nesta semana à Record notificação em que exige o cumprimento de normas para a divulgação de dados de audiência. O principal problema é a publicação, pela Record, de dados de lideranças parciais, quando um programa fica à frente de outro apenas durante alguns minutos. Essa prática tem incomodado a Globo, principal cliente do Ibope.
O Ibope também questionou a Record sobre a omissão de lideranças compartilhadas, quando divide o primeiro lugar com outra. A Record discorda da recomendação, pois não considera que o fato de ter dividido a liderança com outra TV a impeça de dizer que foi líder.
O Ibope recomendou à Record que divulgue dados considerando duas casas decimais, o que a rede não irá acatar. A Record ainda foi advertida por não revelar a fonte dos dados ("Ibope MW GSP Dados Domiciliares") e a faixa horária nos títulos dos comunicados (por exemplo "horário nobre (18h/ 24h)". Pelas regras do Ibope, as emissoras também não podem revelar o nome das concorrentes. A Record agora se refere à Globo como "emissora G".
O Ibope informa que as regras foram adotadas em 2007, em notificação para todas as redes. O objetivo das normas, diz, é estabelecer parâmetros para a divulgação de dados precisos. Segundo o instituto, nova notificação foi enviada a "algumas emissoras", que não estavam cumprindo as normas de 2007.

MAMBEMBE 1 O SBT teve que reeditar às pressas o primeiro episódio de seu "novo reality show musical", genérico de "Ídolos", exibido anteontem à noite. Na tarde de quarta, o SBT foi notificado de decisão judicial que a impedia de fazer referências a "Ídolos", cujos direitos agora são da Record.

MAMBEMBE 2 O programa, que se chamaria "novosídolos", foi ao ar sem nome. Vinheta de abertura e textos dos apresentadores foram jogados fora. Por sorte, a emissora não colocou o logotipo no cenário, pois isso poderia comprometer todo o conteúdo.

MAMBEMBE 3 Mesmo assim, o reality show marcou dez pontos, um ótimo número para o SBT de hoje. A média no horário era sete.

GRANA É TUDO Outrora marginalizado, o basquete de rua, quem diria, virou fonte de receita para a Globo. A rede fechou acordo com a Central Única das Favelas, de MV Bill, para transmitir a Liga Brasileira de Basquete de Rua, no "Esporte Espetacular". Está vendendo cotas de patrocínio.

UFA! Para alívio da Globo, a audiência de "Duas Caras" não caiu com o fim de "BBB 8".

MORDAÇA A TV Cultura anuncia no dia 29 sua nova programação, a que teria a "cara" de Paulo Markun, que assumiu a presidência da emissora há quase um ano. Diretores da TV do Estado de São Paulo foram orientados a não falar nada sobre as novidades. Vai que Globo, Record ou SBT resolvem copiar...


Texto Anterior: José Simão: Buemba! Tô com dengue verborrágica!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.