São Paulo, sábado, 11 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA

"Kill Bill - Vol. 1" mimetiza um cinema popular

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Não vejo tanto assim para discutir em dois filmes que passam hoje: "Kill Bill - Vol. 1" (HBO, 21h) e "O Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças" (Telecine Premium, 21h), fora da pura questão opinativa: o célebre gosto/não gosto.
Foram, ambos, sucesso junto a um público mais intelectualizado, embora "Kill Bill" se proponha a mimetizar um cinema popular que Tarantino adora, mas de que seu público passa ao largo.
Embora passando ao largo, no entanto, o público sabe que não está diante de uma informação primeira, de uma fonte original, digamos assim, mas de uma espécie de paródia de filmes de artes marciais com espírito de filme B antigo (com custo gigante).
Explicar tudo isso é difícil e, provavelmente, inútil. Vamos resumir a coisa assim: o talento de Tarantino é inegável. Ele sabe obter um efeito, criar espetáculo, impressionar.
Nesse "Vol. 1" (talvez a principal sacada do filme esteja em dar-lhe esse título de álbum musical) há um exagero de lutas, cujo sentido ignoramos. As coisas ficarão mais claras e melhores no "Vol 2".
Quanto ao "Brilho Eterno", os elogios costumam ir sobretudo ao roteirista Charlie Kaufman. Aqui, estamos numa ficção científica romântica, em que Jim Carrey, tendo sabido que uma antiga paixão teve suas memórias apagadas, decide ele também submeter-se ao mesmo procedimento.
Ao final seremos todos surpreendidos, diremos "oh" e admiraremos a inteligência e imaginação de Kaufman. Não todos. Não eu: até prova em contrário, tudo isso me parece um bricabraque cujo significado, se existe, me escapa completamente. É de memória que se trata? De amor? De ciência? Esses temas tão Alain Resnais aqui parecem propícios mais a produzir uma reputação para Kaufman do que a propiciar filmes de fato memoráveis.

TV ABERTA

Conceito delirante move "A Noiva de Chuky"

Ricas e Gloriosas
SBT, 14h15.
(B.A.P.S.). EUA, 1997, 91 min. Direção: Robert Townsend. Com Halle Berry, Martin Landau. Garçonetes vão a Los Angeles, onde se candidatam a estrelas de um videoclipe. Não dá certo, mas recebem uma proposta para entreter um milionário (Landau) que está à morte. Elas topam, mas logo descobrem que ali existe mutreta contra o homem.

Afinado no Amor
SBT, 16h.
(The Wedding Singer). EUA, 1998, 95 min. Direção: Frank Coraci. Com Drew Barrymore, Adam Sandler. Problemas para um músico que, enquanto espera a fama, tem um conjunto especializado em animar casamentos: sua noiva o abandona no altar. Comédia.

Vencer ou Morrer
Globo, 16h30.
(Nowhere to Run). EUA, 1993, 91 min. Direção: Robert Harmon. Com Jean-Claude Van Damme, Rosanna Arquette. Negociantes inescrupulosos tentam adquirir propriedade de uma viúva. Não sabem que lá se refugia Van Damme, foragido de uma penitenciária.

Lendas da Paixão
Record, 22h30.
(Legends of the Fall). EUA, 1994, 132 min. Direção: Edward Zwick. Com Brad Pitt, Anthony Hopkins. Filho de fazendeiro de Montana retorna do exterior com uma noiva a tiracolo. A presença dela, mais a eclosão da Primeira Guerra, serão os fatores indispensáveis à criação de um épico açucarado.

Nunca Mais
Globo, 23h05.
(Enough). EUA, 2002, 116 min. Direção: Michael Apted. Com Jennifer Lopez, Bill Campbell. Garçonete que casa e tem filho com um cliente descobre, tempos depois, que ele não era quem ela pensava. Ele a maltrata. Ela foge. Ele a persegue. Ela fica cheia de tudo isso e quer vingar-se do cara. Difícil. Inédito.

A Noiva de Chuky
SBT, 23h30.
(Bride of Chuky). EUA,1998, 89 min. Direção: Ronny Yu. Com Jennifer Tilly, Katherine Heigl. Por saudades, a namorada de Chuky (o criminoso cuja alma foi transferida para o célebre boneco) trata de, juntando velhas bonecas, refazer aquele que ficamos conhecendo como o boneco Chuky. Ele agradece e volta à ativa.

Além das Fronteiras
SBT, 1h30.
(Beyond the Walls). Israel, 1984. Direção: Rudy Cohen, Uri Barbash. Com Arnon Zadok. Numa prisão em Israel, prisioneiros árabes e judeus se enfrentam em tempo integral, até que um dia decidem articular, em conjunto, um plano de fuga. Os conflitos Israel/ Palestina vistos a partir de um mundo específico.

Trama Ardente
Bandeirantes, 2h30.
(Ultimate Taboo). EUA, 1994, 94 min. Direção: Toby Phillips. Com Ginger Lynn Allen. Homem cheio de fantasias sexuais costuma externá-las em sessões de terapia de grupo.

Inimigos à Força
Globo, 3h15.
(Showdown). EUA,1973, 90 min. Direção: George Seaton. Com Rock Hudson, Dean Martin. A amizade termina, entre Rock e Dean, quando o primeiro conquista a garota que ambos cortejam neste último filme dirigido pelo veterano Seaton. Depois, Rock se torna xerife, enquanto Dean, bandido.

Terra da Alma
SBT, 3h30.
(Everything that Rises). EUA, 1998, 98 min. Direção: Dennis Quaid. Com Dennis Quaid. As dificuldades de uma família de Montana, depois que o jovem Nathan se torna paraplégico, aliadas às dificuldades financeiras, movem a trama. Feito para TV. Só para São Paulo. (IA)

Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.