São Paulo, segunda-feira, 11 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

Daniel Castro - dcastro@folhasp.com.br




TV digital sairá cara e poderá ser adiada

A TV digital brasileira corre o risco de não ser inaugurada em 2 de dezembro, como querem as emissoras e o governo federal e está previsto até em decreto. As redes poderão até transmitir em sinal digital nessa data, mas é grande a possibilidade de não haver equipamento para o telespectador sintonizá-las.
A Eletros (associação dos fabricantes de produtos eletrônicos) diz que não "tem como precisar a data" em que chegarão às lojas os primeiros set-top boxes, equipamento fundamental para a recepção digital. A entidade não confirma se isso será possível até dezembro.
Argumenta a Eletros que a "indústria ainda está desenvolvendo os protótipos dos set-top boxes, mas, para que sejam produzidos com qualidade, será necessária a realização de vários testes". A Folha apurou que os primeiros protótipos ainda estão longe do ideal.
Outra barreira para a TV digital será o alto custo inicial. Os primeiros set-top boxes não custarão US$ 100, como afirmava o ministro Hélio Costa (Comunicações). Dificilmente custarão menos de R$ 800.
Além disso, os set-top boxes terão interatividade limitada, semelhante à que a TV paga já oferece (guia de programação e sinopses). Segundo a Eletros, "levará algum tempo até o lançamento da interatividade plena", porque os aplicativos do middleware Ginga (algo como o Windows da TV paga brasileira) ainda não estão prontos.

NA REDE 1
A Record colocará toda a sua programação própria (menos filmes, desenhos e séries importadas) na internet a partir do dia 26. A emissora está implantando um media center, semelhante ao que a Globo já possui há vários anos.

NA REDE 2
Com o media center, será possível assistir aos telejornais e capítulos inteiros das novelas da Record na manhã seguinte à exibição. O site também terá trechos dos programas de auditório e de variedades.

NA REDE 3
O conteúdo da Record será todo oferecido de graça. A Globo também abre gratuitamente boa parte de seu conteúdo, mas à íntegra de capítulos de novelas, por exemplo, só tem acesso quem é assinante de seu portal.

CADEIRANTE
O ator Antonio Fagundes está usando cadeira de rodas. Segundo sua namorada, Viviane Ventura, não é nada grave. "É apenas um probleminha no pé, mas ainda não sabemos direito o que é", diz a vencedora do primeiro "Aprendiz".

HERMANOS
Além da brasileira "Mandrake", uma das apostas da HBO para o último trimestre deste ano é a série mexicana "Capadócia", produção de 13 episódios que retrata o universo de uma penitenciária feminina.

MADURO
Nos bastidores das filmagens de "Mandrake", são muitos os elogios ao protagonista Marcos Palmeira. Colegas do ator avaliam que ele está amadurecido e que o personagem é um "divisor de águas" em sua carreira.


Texto Anterior: Filmes
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.