São Paulo, quarta-feira, 11 de julho de 2001

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"Ator deve renovar escrita teatral", diz Gao

DA ENVIADA A AVIGNON

Gao Xingjian, além de romancista e pintor, é dramaturgo e diretor de teatro. Sua peça "Sinal de Alarme" (82) marcou o início do teatro experimental na China, e "Parada de Ônibus" foi proibida pelas autoridades chinesas.
Em 87 Xingjian deixou a China e, depois do evento da praça Tian An Men, tornou-se refugiado político na França. Sua peça "A Fuga" (89) provocou a interdição total de todas as suas obras na China.
Xingjian considera que o teatro precisa ser renovado por meio do ator: "Para mim o que há de fundamental é a comunicação entre os atores e o público. O teatro antigo tinha vários recursos como, por exemplo, os diálogos que se dirigiam diretamente ao público. O que importa hoje é encontrar recursos novos. Pelo seu desempenho o ator pode explorar todas as gamas da escrita teatral. Por que o teatro moderno deixou de confiar no ator? Bastaria reencontrar esse potencial para renovar a escrita teatral". (BM)


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