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"Ator deve renovar escrita teatral", diz Gao
DA ENVIADA A AVIGNON
Gao Xingjian, além de romancista e pintor, é dramaturgo e diretor de teatro. Sua peça
"Sinal de Alarme" (82) marcou
o início do teatro experimental
na China, e "Parada de Ônibus" foi proibida pelas autoridades chinesas.
Em 87 Xingjian deixou a China e, depois do evento da praça
Tian An Men, tornou-se refugiado político na França. Sua
peça "A Fuga" (89) provocou a
interdição total de todas as suas
obras na China.
Xingjian considera que o teatro precisa ser renovado por
meio do ator: "Para mim o que
há de fundamental é a comunicação entre os atores e o público. O teatro antigo tinha vários
recursos como, por exemplo,
os diálogos que se dirigiam diretamente ao público. O que
importa hoje é encontrar recursos novos. Pelo seu desempenho o ator pode explorar todas as gamas da escrita teatral.
Por que o teatro moderno deixou de confiar no ator? Bastaria
reencontrar esse potencial para
renovar a escrita teatral".
(BM)
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