São Paulo, quarta-feira, 11 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

@ - bergamo@folhasp.com.br

Ana Ottoni Fotografia
O PASSEIO DAS LETRAS
Depois de participar do debate "De Macondo a McCondo", sobre os rumos da literatura latino-americana, na Flip, o escritor argentino Rodrigo Fresán trocou a tenda dos autores por um passeio no centro de Paraty, com o filho Daniel no carrinho


Faxina

Pressionado pelas TVs, o governo Lula já decidiu "limpar" partes do texto da lei da classificação indicativa, que passará a valer nesta semana. A frase que dizia ser "terminantemente proibida" a veiculação de um programa em horário diferente do indicado pelo governo, em vigor desde 2000, será tornada "sem efeito". As TVs não precisarão mais enviar previamente programas ao Ministério da Justiça para comprovar que seus conteúdos são compatíveis com o horário em que serão exibidos.

PUXA DAQUI...
Assessores do ministro Tarso Genro, da Justiça, se esforçavam para que ele mantivesse no texto ao menos a indicação de horários para os programas apropriados às crianças, o que contrariava as emissoras.

... ESTICA DALI
Diretores da TV Globo, por sinal, se empenharam pessoalmente na coleta de assinaturas de artistas para o manifesto publicado ontem nos jornais contra o que definiram como "classificação impositiva". O artista plástico Siron Franco, por exemplo, diz que foi procurado pela equipe de "Luis Erlanger [porta-voz da Globo]". Erlanger diz que participou de "mutirão" para a coleta, que envolveu cineastas e atores de teatro.

VIVA AS DIFERENÇAS
A atriz Fernanda Torres diz que não foi procurada, mas que provavelmente "não assinaria" o manifesto. Ela diz não ser a favor do "vale-tudo na TV" mas afirma que leu pareceres que diziam que a proposta abria brechas para o governo "punir as TVs". "Não ficou suficientemente claro para mim", afirma. Curiosidade: Andrucha Waddington, marido de Fernanda, e a mãe dela, Fernanda Montenegro, assinaram o texto.

AMBIENTE
A Presidência da República vai comprar cenários para seus telejornais na Radiobrás. Quer bancada para dois apresentadores, poltronas e "sala de estar" para entrevistados. Gastará R$ 53 mil na compra.

FANTASMAS
A proposta do deputado Júlio Redecker (PSDB-RS), de fim da reeleição com mandato de cinco anos, está rachando o PSDB. "Estamos fazendo o serviço para o governo e o PT: com novas regras, Lula poderá disputar o terceiro mandato", diz o deputado Edson Aparecido (PSDB-SP). Para piorar os ânimos, pesquisa interna do partido mostrou que 58% apóiam um terceiro mandato para Lula.

 

Redecker, no entanto, diz que é "excesso de zelo", já que a lei proíbe mais uma reeleição do presidente.

PAULO E PAULS
Paulo Autran vai ao cinema com o escritor argentino Alan Pauls hoje. Vão assistir, em sessão fechada, ao longa "O Passado", de Hector Babenco, baseado no livro de Pauls.

CULTURA MEDIEVAL
A Casa do Saber vai abrir um curso inteiro na França. Os alunos vão passar 15 dias no país estudando história medieval francesa, em outubro. O preço é em euro: cerca de 4.500, ou mais de R$ 11 mil.

BLITZ NO SUSHI
Lenny Kravitz jantou no japonês Nakombi, no Rio, na segunda. Antes, porém, pediu ao seu chef particular, David Joseph Whyko, que inspecionasse a cozinha do local. Só depois da "vistoria", ele fez o pedido.

JAZZ NO PARQUE
A Duke Ellington Orchestra virá ao Brasil em agosto. Dirigida por Paul Ellington, neto do pianista Duke Ellington (1899-1974), a banda vai se apresentar no Jazz Festival, em SP, Brasília, Belo Horizonte, Rio, Recife e Aracaju. Os empresários do festival negociam ainda um show extra em SP -gratuito, no parque do Ibirapuera.

À MESA
Sócia de Fernando Meirelles na O2, Andréa Barata Ribeiro vai almoçar com o presidente Lula hoje. Ele vai receber a governadora-geral do Canadá, Michaëlle Jean, para discutir cooperação entre os países, incluindo produção de cinema. Meirelles rodará lá parte de seu próximo filme, "Blindness".

CURTO-CIRCUITO

A ESCRITORA ADRIANA FALCÃO lança seu livro "Sonho de uma Noite de Verão" e conversa com o público no programa "Sempre um Papo" hoje, às 19h30, no Sesc Avenida Paulista.
O DOCUMENTÁRIO "FABRICANDO TOM ZÉ", de Décio Matos Jr., tem pré-estréia para convidados hoje, às 21h30, no Cinesesc.
DUÍLIO FERRONATO E RODRIGO BOLZAN preparam uma "lasanha performática" na Cozinha Cultural da galeria Vermelho (rua Minas Gerais, 350) hoje, a partir das 19h até as 22h.
A GALERIA IQ, nos Jardins, inaugura a exposição "Cores Paulistas em Vermelho", de Sergio Gregorio, hoje, às 20h.
A LENAT CIGAR BAR & CAFÉ promove degustação de conhaque Rémy Martin, com o sommelier Rodrigo Gorga, às 19h30.
A FESTA Nokia Trends Mob Jam reúne DJs como Mau Mau, Glaucia ++, Ana Flávia e Marcio Vermelho, na avenida Angélica, 2.364, hoje, a partir das 22h30.


com GUILHERME RAVACHE, AUDREY FURLANETO e DIÓGENES CAMPANHA


Texto Anterior: Horário nobre na TV aberta
Próximo Texto: Mais filmes, menos público
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.