São Paulo, sexta-feira, 11 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro canal

Daniel Castro - dcastro@folhasp.com.br

Contra Globo, Record manipula ministro

Divulgação


VALENTINA USA FRALDAS
Valentina, 1, posa para foto de divulgação de "O Mundo de Valentina", exibido há um ano pelo "Fantástico", quando ela estava no útero, e que volta segunda no GNT

A guerra pela audiência entre Globo e Record respingou no ministro da Justiça, Tarso Genro. Anteontem, o "Jornal da Record" usou um truque de edição para fazer parecer que o ministro acusara a Globo de praticar "concorrência desleal" na cobertura da operação da Polícia Federal que prendeu o banqueiro Daniel Dantas.
A Record manipulou parte de entrevista em que Genro pediu desculpas por a Globo ter tido acesso privilegiado à operação.
A fala do ministro foi: "Eu quero pedir desculpas para as empresas jornalísticas que não foram avisadas, nenhuma deveria ser avisada, mas aí houve inclusive um encaminhamento de uma, entre aspas, concorrência desleal entre as empresas e, repito, não é provocado pela empresa que recebeu o benefício, é provocado por alguém que fez essa informação transitar de maneira indevida". Ou seja, ele inocentou a Globo.
Na Record, a entrevista de Genro foi interpretada como promessa de que "esse tipo de privilégio", por parte da PF à Globo, "vai acabar". A rede reproduziu só o trecho da fala de Genro em que o ministro pedia desculpas e apontava "concorrência desleal". Omitiu o trecho em que inocentava a Globo.
A prática da Record irritou jornalistas da Globo, que acusam a concorrente de fazer muito marketing e pouco jornalismo. Record e Ministério da Justiça não quiseram comentar o assunto.

INTRIGA 1
A rivalidade entre o jornalismo da Globo e o da Record aumentou muito nos últimos dias. O motivo foi a festa que a Record fez ontem, em São Paulo, com transmissão ao vivo.

INTRIGA 2
No evento, a emissora anunciou que o "Jornal da Record" cresceu 217% de junho de 2004 para junho de 2008, enquanto o "Jornal Nacional" perdeu quase "quase um milhão de telespectadores por minuto na Grande São Paulo".

EDIFICANTE
A Rede TV! está convidando jornalistas para "um debate sobre literatura baseado no livro ‘Feitiço de Eros’, escrito pela atriz pornô Morgana Dark", a ser exibido no "Superpop" de segunda-feira. Como diria José Simão, tucanaram o barraco.

COINCIDÊNCIA 1
Foi mera coincidência o fato de a apresentadora do "Bom Dia DF", da Globo de Brasília, ter sumido do ar após um comentário infeliz. Ela disse que uma senhora de 67 anos, estuprada por um rapaz de 27, deveria ser "um mulherão".

COINCIDÊNCIA 2
O comentário causou constrangimento, e a apresentadora pediu desculpas no dia seguinte. Mas, apesar dos rumores de que fora demitida, ela está em férias. Por enquanto.

SUSPENSE
Glória Perez anunciou em seu blog, após suspense, que Márcio Garcia será, sim, um dos protagonistas de "Caminho das Índias", próxima novela das oito da Globo. Será um "intocável" que disputará Juliana Paes com Rodrigo Lombardi.



Texto Anterior: José Simão: Ueba! Dantas teve prisão de ventre!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.