São Paulo, sábado, 11 de julho de 1998

Texto Anterior | Índice

Livros de memórias lembram os anos Shawn

de Nova York

Não é difícil descobrir onde S.I. Newhouse Jr. está buscando inspiração para decidir o futuro imediato da "New Yorker". Dois novos livros mergulham no cotidiano da publicação durante o áureo período (1952-87) em que foi editada por William Shawn.
Os títulos são "Here but Not Here - My Life with William Shawn and The New Yorker" (Aqui mas Não Aqui - Minha Vida com William Shawn e "The New Yorker"), de Lillian Ross, e "Remembering Mr. Shawn's New Yorker" (Lembrando a "New Yorker" do Sr. Shawn), de Ved Mehta. São volumes memorialísticos de escritores impulsionados pela arte de Shawn como editor.
Mais do que devassar os bastidores da "New Yorker", o livro de Ross lança luzes inéditas sobre a personalidade de Shawn. A grande revelação é que eles mantiveram um "casamento paralelo" por 40 anos, com conhecimento de Cecille, a esposa oficial do editor.
Ross não é uma pistoleira. Foi das primeiras repórteres contratadas pela revista, em 1945, e firmou-se como uma das mais talentosas jornalistas dos EUA. Seus textos mais célebres, enfocando os bastidores das filmagens de "A Glória de um Covarde" (1951), de John Huston, formam o maior clássico sobre a burocratização de Hollywood e foram editados em livro ("Picture") mundo afora.
Indagada sobre se havia consultado a família Shawn a respeito do lançamento do livro, Lillian Ross foi curta e grossa: "Não, afinal é minha história". De fato, "Here but Not Here" é tanto um retrato de Shawn quanto a autobiografia de Ross. "The New Yorker" aparece mais como o espaço comum público, na sede na rua 43 oeste, de sua longa história de amor.
O cotidiano da revista surge em maiores detalhes no livro de Ved Mehta. De origem indiana, cego desde os quatro anos, Mehta trocou uma promissora carreira acadêmica (Oxford e Harvard) por um posto de colaborador fixo em "The New Yorker" graças ao discreto charme de William Shawn.
Autobiógrafo compulsivo, dos 22 livros publicados por Mehta, oito são de memórias, sob o chapéu "Continents of Exile" (Continentes do Exílio). "Remembering Mr. Shawn's New Yorker", com 414 páginas, é o oitavo.
O terço inicial do livro oscila entre a monótona crônica da vida de Mehta e instantâneos de sua relação com Shawn. Felizmente Mehta acaba ajustando o foco e centrando sua narrativa na extraordinária história da revista em suas décadas de maior brilho. Ninguém fizera isso antes -e dificilmente farão melhor. (AL)

Livro: Here but Not Here - My Life with William Shawn and The New Yorker Autora: Lillian Ross Lançamento: Random House Quanto: US$ 25 (240 págs.)
Livro: Remembering Mr. Shawn's New Yorker -The Invisible Art of Editing Autor: Ved Mehta Lançamento: Overlook Quanto: US$ 29.95 (414 págs.) Onde encomendar: www.Amazon.com



Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.