São Paulo, sexta-feira, 11 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica

"Documentário doméstico" recria jornal

JOSÉ GERALDO COUTO
COLUNISTA DA FOLHA

"O Sol - Caminhando contra o Vento", de Tetê Moraes e Martha Alencar, pode ser colocado com "A Banda de Ipanema - Folia de Albino", de Paulo Cézar Saraceni, na categoria "documentário doméstico".
As próprias realizadoras definem o que fazem como uma filmagem-festa. Um reencontro de antigos funcionários e colaboradores do jornal alternativo "O Sol" serve como gancho para a reconstituição da história da publicação.
Ao optar por essa forma descontraída, o documentário, ao mesmo tempo que ganha vivacidade, perde um pouco o foco e a objetividade, recaindo aqui e ali na dispersão, na redundância e na dificuldade de destacar o que é de fato relevante.
A importância do "Sol" como pioneiro da imprensa nanica de oposição ao regime militar fica clara em poucos minutos.
Algumas imagens de época, como as de artistas e intelectuais participando de passeatas ou de debates, são preciosas, alguns depoimentos são enriquecedores (Chico Buarque falando de sua faceta de cartunista fracassado), mas muitas declarações, mesmo as de editores do valente jornal, mostram-se mais laudatórias e nostálgicas do que informativas.
Para o espectador de hoje, fica faltando saber, por exemplo, como foi que uma publicação tão vanguardista para a época surgiu do seio do "Jornal dos Sports" carioca, um diário popular voltado para a cobertura futebolística. Não ficamos sabendo, tampouco, como era a produção cotidiana: como se decidiam as pautas, quais eram as seções, quantos repórteres havia, como era a Redação.
Fatos curiosos, como a cobertura do casamento de Caetano Veloso e Dedé Gadelha, então repórter do "Sol", poderiam ser mais desenvolvidos. À parte essas restrições -e a trilha um tanto óbvia e repetitiva-, é um documentário que se vê com prazer e que poderá ocupar uma brecha semelhante à que propiciou o fenômeno "Vinicius". Como este, "O Sol" deve agradar aos nostálgicos de tempos mais criativos da produção cultural brasileira.


O SOL - CAMINHANDO CONTRA O VENTO    
Direção: Tetê Moraes e Martha Alencar
Produção: Brasil, 2006
Quando: a partir de hoje no Frei Caneca Unibanco Arteplex (projeção digital) e Jardim Sul


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Irving São Paulo morre aos 41 de falência múltipla dos órgãos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.