São Paulo, sexta-feira, 11 de agosto de 2006

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Última Moda

ALCINO LEITE NETO @ - ultimamoda@folhasp.com.br

Verão brasileiro esquenta Nova York

Herchcovitch, Miele, Rosa Chá e Cia. Marítima desfilam nos EUA

Quatro grifes brasileiras vão desfilar em setembro na Olympus Fashion Week, em Nova York, que divulgou o line-up da temporada primavera-verão 2007. É o maior número de marcas do Brasil na história do evento, que mostrará entre os dias 8 e 15 mais de 80 coleções, a maioria delas americana.
A Cia. Marítima, de moda praia, esquenta as passarelas do evento já no primeiro dia. Alexandre Herchcovitch se apresenta no segundo. A Rosa Chá, também de moda praia, desfila no terceiro. Carlos Miele mostrará sua coleção no dia 13. A Colcci, que planejava estrear em Nova York, decidiu adiar sua participação.
Miele e Herchcovitch já desfilam em Nova York desde 2003 e 2005, respectivamente. "É lá que tenho meu quartel-general fora do Brasil", diz Herchcovitch. Ele vai mostrar os 26 looks punk-étnicos que exibiu em julho na São Paulo Fashion Week (SPFW). "Meu desfile será idêntico", conta.
Miele vai apresentar cerca de 40 looks inspirados no barroco brasileiro, com vestidos longos e de caudas contrapostos a modelagens bem curtas. Ele prepara uma performance para o desfile em Nova York, onde tem uma loja. "Escolhi me estabelecer lá -mostrando minhas coleções e abrindo a minha primeira loja internacional- em busca da consolidação do meu trabalho", diz.
A Rosa Chá, que já comparecia nas temporadas de verão nova-iorquinas desde 1999, decidiu neste ano deixar a SPFW e desfilar só nos EUA. A sua coleção terá 58 looks, inspirados na França Antártica -o período da dominação francesa do Rio, no século 16. "Será também sobre a nova sensualidade brasileira", antecipa o estilista Amir Slama. Para ele, Nova York é uma peça importante no avanço internacional da grife: "É uma cidade onde me recebem muito bem, tanto os compradores quanto a imprensa. Lá, nossas coleções ganham visibilidade mundial de um modo rápido e ágil".
Para a Cia. Marítima, será a primeira vez em Nova York. Convidada a participar desta temporada, a grife estuda agora comparecer em todos os verões da Olympus Fashion Week. O seu desfile terá os 45 looks mostrados na SPFW, com uma surpresa: a presença de uma top internacional.

Ursinhos carinhosos
Numa clareira no meio da floresta, dois homens barbudos se beijam sobre um tapete de pele de urso. Poderia ser uma versão "bear" (urso em inglês, gíria gay que se refere a homens peludos e mais fofinhos) para "O Segredo de Brokeback Mountain", mas se trata da nova campanha da grife Marc Jacobs (abaixo), clicada pelo fotógrafo Juergen Teller.
A próxima investida de Jacobs, que também deve causar furor, é uma série de fotos de celebridades nuas, entre elas, as atrizes Julianne Moore, Dita Von Teese e Selma Blair e a modelo Naomi Campbell. As fotos farão parte de uma campanha beneficente para a Universidade de Medicina de Nova York, que mantém um grupo de pesquisa do câncer de pele.

Brasília ao quadrado
A capital federal vai ficar pequena para receber tantos fashionistas. Até o final do mês, serão realizados na cidade dois eventos de moda diferentes. Entre os dias 16 e 18, acontece o Brasília Fashion Festival, que terá desfiles de estilistas formados por ONGs e cooperativas locais e uma feira de negócios com fundo social. Já o Capital Fashion Week, que rola entre os dias 23 e 26, terá 32 desfiles, incluindo as coleções de um grupo de jovens talentos coordenado por Jum Nakao. O evento espera receber, em média, 6.000 convidados por dia.


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