São Paulo, sexta-feira, 11 de agosto de 2006

Texto Anterior | Índice

Foco

Lilian Ross tem "aula de história" em almoço com dom João durante a Flip

DOS ENVIADOS A PARATI

Diante de um quadro de dom Pedro 2º e com os olhos arregalados de interesse, a jornalista veterana Lillian Ross, 79, teve uma rápida aula de história do Brasil ontem, em Parati.
Um dos principais nomes da quarta edição da festa literária que acontece na cidade, Ross recebeu explicações sobre as famílias reais portuguesa e brasileira diretamente do príncipe dom João (ou dom Joãozinho, como é conhecido), descendente dos Orleans e Bragança, que governaram o Brasil.
O encontro ocorreu durante o tradicional almoço que acontece na casa da família, no começo de cada Flip, e que reúne autores convidados e editores.
"Quero o seu e-mail para poder fazer mais perguntas a você sobre tudo isso", dizia, animada, a escritora, que é considerada uma das criadoras do gênero chamado de jornalismo literário.
D. João e sua mulher Stella responderam solícitos até que Ross perguntou a ele, de modo bem direto: "É verdade que apenas 10% das pessoas no Brasil sabem que você existe?". Diplomático, ele respondeu, rindo: "Bom, mas 10% é bastante, no Brasil há muita gente".
Apesar da idade e da dificuldade para caminhar sem o apoio do filho, Ross é um dos autores da Flip que mais têm circulado na cidade.
Ontem, depois de sair para jantar em uma pizzaria, a autora foi ao show da cantora Maria Bethânia e ficou quase até o final da apresentação. Além disso, não é difícil vê-la freqüentemente checando seus e-mails na sala de imprensa do evento.
Hoje, Ross, autora do clássico livro-reportagem "Filme", fala sobre jornalismo literário ao lado do editor da "Paris Review", o norte-americano Philip Gourevitch.
(EDUARDO SIMÕES, MARCOS STRECKER E SYLVIA COLOMBO)

Texto Anterior: Carlos Heitor Cony
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.