São Paulo, sábado, 11 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Site RRaurl e Pet Duo chegam aos 10 anos

Para a festa do Rraurl, foi convocado o americano Tittsworth, que mostra o "som de Baltimore", semelhante ao funk carioca

Duas festas comemoram aniversários do portal de eletrônica e da dupla de DJs

THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL

Funk carioca, remixes de músicas pop antigas, tecno, electro. É mais ou menos por aí o set que o norte-americano Jesse Tittsworth deve fazer hoje no clube Clash, em São Paulo, dentro da festa de dez anos do site Rraurl. Quem também completa dez anos é a dupla de tecno Pet Duo, que se apresenta na noite de hoje no Lov.e.
Rraurl, que é encontrado em www.rraurl.com.br, e Pet Duo são dois dos nomes mais conhecidos da música eletrônica nacional, e não é à toa que tenham surgido na mesma época.
Foi em 1997 que o Chemical Brothers lançou seu segundo disco, "Dig Your Own Hole", álbum que reunia as batidas secas do tecno; as melodias quebradas do breakbeat; Noel Gallagher (do Oasis) fazendo a ponte entre o rock e a dance; e psicodelismo. E em que o Prodigy aparecia com "The Fat of the Land", que em faixas como "Breathe", "Smack My Bitch Up" e "Firestarter" colocava nas rádios pop do planeta uma estética "punk eletrônica".
Pelas mãos dos DJs Camilo Rocha, Gil Barbara e Gaía Passarelli, o Rraurl para cobrir essa movimentação. Naquele mesmo 1997, Ana Gelfei e David Merlino, hoje ambos com 33 anos, saíam do after Hell's Club para formar o Pet Duo. Atualmente, moram em Berlim, e nesta noite fazem a primeira apresentação no Brasil desde outubro do ano passado, quando passaram pelo Tim Festival.
Será, também, a estréia da dupla no país com seu formato live PA (em vez de DJ set, tocam suas músicas ao vivo).
"Queríamos algo especial para comemorar esses dez anos, então decidimos fazer apresentações ao vivo", conta Ana. Para isso, usam equipamentos como sampler e laptop com o software Ableton Live. "Tocamos tanto faixas que já foram lançadas como algumas inéditas."
O Pet Duo é conhecido por fazer música pesada, de batidas rápidas. "Chamamos de "extreme tecno'", explica Ana. "Tentamos colocar no set influências de outros estilos, como hip hop antigo, James Brown, rock industrial, trilha de filmes...".
A agressividade da música do Pet Duo é encontrada também nos sets de Tittsworth, o convidado para a festa do Rraurl.
Há 15 anos vivendo em Washington, ele é um dos expoentes da frutífera cena de Baltimore (cidade próxima a Washington). Ele falou à Folha sobre como são movidas as festas e clubes da cidade, o chamado "som de Baltimore":
"É música similar ao baile funk, baseada em batidas pesadas. Tem breaks, vários samples e remixes de canções antigas calcados no baixo".
Por não ter andamento tradicional, linear, o "som de Baltimore" não é tão fácil de ser digerido logo de cara. "Por isso, quando viajo, toco remixes de faixas mais conhecidas. Em Baltimore, o povo gosta mais de coisas obscuras, baseada em loops [repetição de batidas] e melodias minimalistas."
Baltimore é um ovo -tem pouco mais de 600 mil habitantes. Mas as festas na cidade atraem gente de locais como Washington, e seus DJs são chamados para tocar em vários lugares do mundo.
"Vejo que as pessoas estão muito mais familiarizadas com o que faço, seja na Colômbia ou em Londres. Há um ano, eu tocava esse tipo de som por apenas 20 ou 30 minutos. Hoje toco por uma hora e meia, duas horas", conta o DJ. "E o público pede mais...".


Texto Anterior: Fotografia é tema de evento em SP
Próximo Texto: Serviço
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.