São Paulo, terça-feira, 11 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

A GUERRA DO BOTOX

Ligia Kogos: "Vão jogar maconha na clínica"

Mastrangelo Reino - 14.mar.09/Folha Imagem
Ligia Kogos, dona de clínica autuada pela Covisa: ‘Estou me sentindo num filme da época da perseguição nazista’

Após autuar a clínica da dermatologista Ligia Kogos, nos Jardins, a Covisa, órgão de vigilância sanitária municipal, apresentou novas informações sobre as infrações detectadas no estabelecimento. Além do "uso irregular de produtos de preenchimento", a Covisa aponta "irregularidades no preparo de medicação", "reutilização de produto de uso único (Restylane)", "presença do mesmo produto com prazos de validade vencidos", "manuseio de material por pessoa não qualificada" e "utilização de seringas importadas adquiridas sem comprovação de origem".

 

A Covisa afirma ainda que "em nenhum momento pacientes foram surpreendidas despidas", como disse Ligia à coluna. Rebate ainda a informação de que a médica chamou a polícia -o que, na verdade, teria sido feito pelos técnicos da prefeitura que procuraram a delegacia. A dermatologista responde.

 

FOLHA - A Covisa diz que não invadiu salas da clínica.
LIGIA KOGOS
- É mentira. Nós não faríamos esse carnaval se não tivesse havido essa invasão. No dia seguinte, numa festa no Consulado da Suíça, um casal me cumprimentou por termos chamado a polícia. Onde a moça estava semidespida foi onde o fiscal mais se animou a ficar. O marido dela nos pediu explicações energicamente. E a outra senhora, que achou que a invasão era um assalto? Isso nunca aconteceu na minha clínica.

FOLHA - Eles dizem que foram encontradas irregularidades no botox.
LIGIA
- Acabei de dar um curso avançado de botox para médicos de todo o Brasil sobre preparação, armazenamento. Sou eu que ensino a fazer. Não vou mudar. Vou presa, mas continuo a fazer botox desse jeito.

FOLHA - A Covisa diz que o produto de uso único Restylane [usado em rugas e cicatrizes] foi reutilizado.
LIGIA
- Quando uma pessoa vem preencher uma cicatriz de acne ou de catapora, usa um pouquinho de produto. Você guarda e, depois de 15 dias, ela volta para aplicar de novo. Você não joga o resto do produto fora e faz a pessoa gastar de novo uma ampola de R$ 1.000.

FOLHA - E sobre o manuseio por pessoas não qualificadas?
LIGIA
- Eles falaram que tem coisas que só a médica pode fazer. Então, agora, a médica faz tudo. Só falta a médica fazer faxina na clínica!

FOLHA - A Covisa diz que foram eles quem chamaram a polícia.
LIGIA
- O fiscal chamou a polícia por orientação do chefe dele, mas nós chamamos primeiro. Nosso advogado falou que fica registrado quem ligou primeiro no 190.

FOLHA - Por que tanta fiscalização?
LIGIA
- Esse moço, chamado Marcelo Klinger [médico da Covisa que fez a autuação], está em uma nítida perseguição. Eles já falaram que o saco de lixo da clínica tinha que ser branco, e não azul. Inventam mil coisas. Daqui a pouco, vão jogar maconha na clínica e falar que encontraram. Há dois meses, meu marido [Waldemar Kogos] foi à Covisa querendo saber todos os itens que teríamos que seguir para nos adequar. Nós temos medo deles. Tudo o que falam aceitamos que nem cachorrinho. Então, é como uma traição fazerem isso. É um clima de terror. Eu pergunto para outros médicos: "Você recebeu a visita da Covisa neste ano?" E eles dizem que não. Dá um desespero. Estou me sentindo num filme da época da perseguição nazista.

Tic-tac

Além da possibilidade de Marina Silva (PT-AC) deixar o partido para disputar a Presidência da República pelo PV, o PT lida com outra probabilidade de rachaduras no casco da candidatura de Dilma Rousseff: a impossibilidade de uma aliança formal com o PMDB, que já estaria fora do barco petista em pelo menos seis Estados: São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Pará.

TUDO COMBINADO 1
' O presidente Lula, que já tinha mandado sinais, voltou a falar abertamente no nome do ex-ministro Antônio Palocci Filho para disputar o governo de São Paulo. E também na necessidade de se esperar mais para ver os caminhos que o PSDB vai tomar (José Serra vai mesmo concorrer ao Planalto ou à reeleição em SP? Os tucanos lançam Geraldo Alckmin ou Aloysio Nunes Ferreira ao Palácio dos Bandeirantes?) antes de definir candidaturas.

TUDO COMBINADO 2
As indiretas do presidente Lula, feitas ao PT de São Paulo, coincidem com novas manifestações de Ciro Gomes (PSB-CE) de que prefere esperar até abril para definir se concorre ao governo de SP, à Presidência da República ou a vice. Ele deve se reunir com Lula amanhã em Brasília. Mas o discurso já está afinado.

SÓ QUE...
Com o pedido de licença médica feito por dois ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), Carlos Alberto Direito (até o dia 31) e Joaquim Barbosa (até o dia 20), o julgamento do caso em que Palocci é acusado de quebrar o sigilo bancário do caseiro Francenildo deve ser empurrado para setembro.

VAI INDO QUE NÃO VOU
Resfriado, o deputado José Aníbal (PSDB-SP) procurou seu médico, na manhã de ontem, preocupado com a possibilidade de estar com a gripe A (H1N1). Temia não comparecer à comissão geral que acontece hoje no plenário da Câmara para debater as políticas de combate à doença. A realização da discussão pública havia sido proposta pelo parlamentar. O médico disse que os sintomas não eram os da doença.

CALHAMBEQUES DO REI
Depois de reformar o calhambeque de Roberto Carlos, o ex-piloto Emerson Fittipaldi negocia a entrega de algumas dezenas de unidades do possante para que patrocinadores do Rei sorteiem entre seus fãs.

 

A promoção fará parte das comemorações dos 50 anos de carreira do cantor.

LINHA DIRETA
Denúncias anônimas de que a festa Gambiarra, reduto de artistas e celebridades, funcionava com uma superlotação de público levaram a Subprefeitura da Sé a deflagrar operação na madrugada de ontem no hotel Cambridge, no centro de SP. De acordo com o órgão, o alvará da casa permite uma lotação de 510 pessoas, mas por lá se chacoalhavam 1.600. O som parou até que o local esvaziasse.

LINHA DIRETA 2
A operação causou tumulto entre os frequentadores. Dezenas de pessoas romperam o bloqueio na saída do local feito pela Guarda Civil Metropolitana e foram embora sem pagar a comanda de consumo. Os organizadores da Gambiarra afirmam que o hotel Cambridge possui três alvarás, um para cada pista da balada, e que apenas um deles foi considerado.

CURTO-CIRCUITO

A CANTORA MÔNICA MONTONE se apresenta hoje, às 22h, no Studio SP. Classificação etária: 18 anos.
O FRANCÊS Patrick Gauthier comanda hoje e amanhã o Festival Gastronômico Francês, no hotel Tivoli São Paulo.
JOSÉ VICENTE , da Faculdade Zumbi dos Palmares, recebe hoje a comenda Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, do TST.
AS ATRIZES Juliana Paes e Cleo Pires participam hoje do lançamento da nova coleção da Arezzo, na rua Oscar Freire.
A ESTILISTA Cris Barros realiza hoje, às 13h30, o desfile de sua nova coleção primavera-verão, no Jockey Club de São Paulo. A GRIFE Puma promove hoje, a partir das 19h, um lançamento para convidados do tênis L.I.F.T., no prédio da MTV.

com ADRIANA KÜCHLER e DIÓGENES CAMPANHA e LEANDRO NOMURA



Texto Anterior: Programção de TV
Próximo Texto: Improvisado, Woodstock reuniu 400 mil na lama
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.