São Paulo, terça, 11 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pintor pertencia à Escola de Paris

de Londres

Marc Chagall (1887-1985) é considerado um dos artistas mais importantes da Escola de Paris, grupo de pintores não-franceses que moravam e produziam em Paris nos primeiros 40 anos do século.
Sua obra foi influenciada pelo cubismo, mas tem uma marca muito particular, de um estilo fantasioso, quase infantil.
Nascido em Vitebsk, na Rússia, Chagall trabalhou a maior parte do tempo na França, onde morreu. Em Paris, ele mantinha contato e se identificava com pintores como Modigliani, Apollinaire e Delaunay.
Além das pinturas, Chagall também ficou conhecido por suas ilustrações de livros e pelos trabalhos em vidro.
Sua primeira exposição individual aconteceu em Berlim, em 1914, antes do período passado na Rússia, durante a Primeira Guerra. O pintor também morou durante sete anos nos Estados Unidos, na década de 40, quando viajou a convite do Museu de Arte Moderna de Nova York.
O trabalho de Chagall foi bastante influenciado pela "Bíblia" -sua família era muito religiosa- e pelo folclore judeu, com o qual teve contato na sua infância na Rússia.
Em 1931, Chagall publicou na França a autobiografia "Minha Vida", depois traduzida para o inglês. (IV)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.