UOL


São Paulo, quinta-feira, 11 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

11.9, ANO 2

"A natureza ajudou", diz Sônia

Chris von Ameln/Folha Imagem
A atriz Sônia Braga, que fala pela primeira vez sobre seu 11.9


Às 8h46 da manhã do dia 11 de setembro de 2001, Sônia Braga estava dormindo. Foi acordada pelo barulho de um avião passando estranhamente perto de seu apartamento, que ficava a poucos metros das torres gêmeas do World Trade Center.
A atriz brasileira de 52 anos, radicada em Nova York, levantou-se calmamente, vestiu-se, desceu as escadas e começou a ajudar seus vizinhos a deixarem o prédio. Não parou mais pelos próximos seis dias. Depois de relutar por dois anos ("Não queria usar um acontecimento assim para aparecer"), ela conta sua história:
 

Folha - Por que você nunca falou sobre 11.9?
Sônia Braga -
Porque eu moro ali ao lado, vi tudo ao vivo, era um acontecimento muito íntimo para mim.

Folha - Qual foi sua primeira reação naquele dia?
Sônia -
Muita calma. Nunca pensei que as pessoas pudessem ser tão organizadas em momento de guerra como esse. No meu prédio tem muita criança, animais. Todos saímos organizadamente. O curioso é que antes disso eu morava num edifício vizinho que pegou fogo justamente no meu andar. E eu sou daquele tipo de pessoa que lê todas as instruções de brigada antiincêndio, pois acho que o ser humano sempre está correndo um certo perigo, né?

Folha - Não é um certo catastrofismo de sua parte?
Sônia -
Pelo contrário! Sou otimista. Mesmo em relação àquele dia. Tem algo que ninguém falou: existe um vento que estava indo de Nova Jersey para o lado leste e do norte para o sul. Pode reparar como nas fotos e imagens a fumaça dos prédios está sempre sendo empurrada para fora da ilha. Se a direção fosse outra, milhares de pessoas mais teriam morrido naquela manhã. Alguns homens atacaram outros homens em lugares construídos pelos homens, mas a natureza deu um jeitinho de evitar desgraça maior... Irônico, não?


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.