São Paulo, segunda-feira, 11 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

Ana Carolina Fernandes/Folha Imagem
AMOR ETERNO Alinne Moraes prepara sua estréia no cinema: ela é a protagonista de "Fica Comigo Esta Noite", do diretor João Falcão, que chega às telas em outubro; na história, sua personagem é perseguida pelo falecido namorado, interpretado por Wladimir Brichta

Big Brother Delúbio
Com toda a discrição e o cuidado que a situação requer, Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT, tem mantido contato com o presidente Lula. Nada parecido com os velhos tempos, mas o afeto mútuo segue inabalável. Entre os amigos, Delúbio é conhecido como o "segurador-geral da República".

ENQUANTO DURE
A CBF e Dunga mantêm a disposição de "nunca mais" convocar Ronaldo, o fenômeno, para um jogo da seleção, como antecipou a coluna. Ele deve ficar fora do amistoso com o Kuait.

SÓ TRABALHO
E nesta semana Raica desembarca em Madri, onde mora Ronaldo.
 

Não, ela e o craque não reataram: a modelo viaja para cumprir agenda profissional na Espanha.

GRUPO DE APOIO 1
Dois funcionários do governo acompanharam o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na viagem para Bariloche, onde participou do "meeting internacional" promovido por João Doria Jr. A própria ministra Dilma Roussef, da Casa Civil, autorizou o "afastamento do país" dos servidores Eduardo Sacilotto e Roberto Fontana. Detalhe: o "trânsito" dos funcionários até Bariloche ficou por conta do governo.

GRUPO DE APOIO 2
Todos os ex-presidentes têm direito, por lei, ao "apoio" de oito servidores públicos bancados pelo governo para servi-los. Fernando Henrique Cardoso usa os oito; Itamar Franco também. José Sarney é mais econômico: requer o serviço de seis.

ELE FICA?
O anúncio de José Serra, de que irá demitir toda a equipe de Geraldo Alckmin caso chegue ao governo de SP, causou frisson na Osesp (Orquestra Sinfônica de SP). O polêmico maestro John Neschling também vai para a guilhotina? Não, assegurou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (que preside a Fundação Osesp) a interlocutores de Neschling.

TUDO CUIDAR
A família Veloso desembarca em bloco em Santo Amaro, na Bahia, no próximo dia 16. Vai comemorar os 99 anos de dona Canô, mãe de Caetano e Maria Bethânia.

ESTRÉIA DUPLA
"Pequenos Crimes Conjugais", peça produzida por Lulu Librandi e estrelada por Maria Fernanda Cândido, vai inaugurar o Teatro Jaraguá, no centro de SP, em 10 de outubro. Com tradução de Paulo Autran, a montagem, dirigida por Marcio Aurélio, terá no elenco também o ator Petrônio Gontijo. Os cenários são de Isay Weinfeld.

E.C.T.
Confusão no território dos casamentos chiques: Cris Armentano, dona da Cards and Co., está uma fera com os noivos Amilcare Dallevo (dono da Rede TV!) e Daniela Albuquerque. Diz que o casal encomendou a ela um convite personalizado, levou uma prova do cartão para casa e sumiu. "Agora recebi o convite para o casamento. É igualzinho ao que eu tinha criado: mesma letra, papel quase igual, mesmo laço de gorgorão. Só que foi impresso em uma gráfica mais barata", diz Cris. O casal não comenta o assunto.

ETIQUETA

Gafes ontem, hoje e sempre Lançado pela primeira vez em 1961, o "Guia de Boas Maneiras" do consultor Marcelino de Carvalho ganha versão revisada por Claudia Matarazzo. O livro sai em breve pela Companhia Editora Nacional. Trará, para cada capítulo com recomendações da época, um novo atualizado por Claudia, com considerações sobre o que caiu de moda, o que ainda figura firme e forte entre normas de elegância - e também o que mudou completamente.

Compromissos

ONTEM
O guia de boas maneiras assinado por Marcelino no início da década de 60 dizia que, em hipótese alguma, poderia se alegar compromisso de negócios para não estar presente em um jantar, aniversário ou em qualquer outro evento social. Seria absoluta falta de consideração com o anfitrião; melhor, então, arranjar outra justificativa mais apropriada.

HOJE
A consultora Claudia Matarazzo diz que a regra "mudou de cabeça pra baixo": desmarcar compromissos de trabalho para ir a uma festa, numa época em que homens e mulheres prezam tanto seus trabalhos, é que soaria estranho.

Motores e cia.

ONTEM
Como o carro é estacionado, geralmente, no lado direito da calçada, é neste lado que a mulher deve se sentar quando um casal for levado no banco de trás.

HOJE
Saem os carros, entram os barcos: o capítulo atualizado traz uma listinha de regras para esse meio de transporte. Exemplos: ao entrar, há que se tirar os calçados, mesmo que sejam chinelos, pois qualquer sujeira pode virar lama dentro da embarcação; na bagagem, levar apenas o necessário, para não fazer peso extra; não usar óleo bronzeador, que se espalha com o vento e pode lambuzar o corrimão; e, especialmente, nunca levar um "bicão".

Saudações

ONTEM
Tirar o chapéu é obrigatório na hora de cumprimentar, homem ou mulher. É obrigatório tirar as luvas antes de se dar as mãos. Nunca se beija a mão de uma mulher se ela está de luvas.

HOJE
As luvas e chapéus são raros, mas a regra continua valendo. Entra no cenário o celular. "Quando alguém se aproxima para começar uma conversa mais longa, é importante desligá-lo", diz a consultora. Também pouco usual no Brasil, o beija-mão pode ser elegante, mas tem sua hora: não convém fazê-lo no trabalho, por exemplo.

Álcool

ONTEM
Recusar os vinhos em uma cerimônia é deselegante com o anfitrião, escreveu Marcelino. "Ao menos um deles tem de ser bebido, mesmo que alguns goles."

HOJE
"Com o alcoolismo reconhecido como doença e as pessoas submetidas a toda sorte de limitações, é compreensível recusar um copo do que quer que seja", anota Claudia. "É só dizer "Obrigado, eu não bebo"."

Casamento

ONTEM
Os convidados devem consultar os noivos para saber quais presentes são oportunos.

HOJE
A lista de presentes facilita a vida -mas deve ser divulgada pelas madrinhas e amigos dos noivos, "jamais anexada ao convite". É permitido oferecer o presente em dinheiro, mas este não deve ser um pedido dos noivos.

Convites

ONTEM
Não era necessário esperar o convite para o aniversário de alguém. Bastava aparecer na casa do aniversariante.

HOJE
A regra mudou: pode ser que o aniversariante queira ficar só com a família.

CURTO-CIRCUITO

A BANCA DE CAMISETAS inaugura sua terceira exposição coletiva, "Infantil?", hoje, na loja da alameda Franca, 1104.
AINDA HÁ VAGAS para o curso de fotografia com Vera Albuquerque, com início hoje, na galeria Ímã.
O DEPUTADO MICHEL TEMER autografa o livro "Democracia e Cidadania", hoje, a partir das 18h, no Jockey Club de SP.
ISAAC AZAR E GILMAR BEZERRA ministram aulas de harmonização de azeites e vinhos, hoje, no Azaït.

Texto Anterior: Horário nobre na TV aberta
Próximo Texto: Quando o jazz era vanguarda
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.