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Crítica/ "Uma Prova de Amor"
Com boas atuações infantis, drama questiona a ciência
RONI FILGUEIRAS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Em "Uma Prova de
Amor", o diretor-roteirista Nick Cassavetes
faz incursão a temas psicanalíticos, com desdobramentos
que vão da bioética à teoria do
sentido, passando pela eutanásia.
E nos apresenta um mosaico humano a partir do drama
dos Fitzgerald: Sara (Cameron
Diaz) e o marido Brian (Jason
Patric) recebem o diagnóstico
de que Kate (Sofia Vassilieva),
filha de dois anos, tem câncer.
Por meio de manipulação genética, o casal concebe Anna
(Abigail Breslin), com o fim de
prolongar a vida da irmã, por
meio de cirurgias e transfusões.
Até que aos 11 anos Anna contrata um advogado (Alec Baldwin) para impedir os pais de
disporem de seu corpo.
Como num jogo de xadrez, o
diretor investiga, então, as jogadas humanas, cujo nível estratégico é limitado pelo acontecimento maior da morte iminente. Um movimento que
conduz a configuração do tabuleiro de drama familiar ao xeque-mate do filme de tribunal.
Mesmo com concessões, excesso de tramas paralelas e longe do brilhantismo de "Alpha
Dog", Cassavetes tem o mérito
de cutucar com vara curta um
vespeiro ético atualíssimo. E
mostra como situações-limite
são catalizadores de paixões.
Se a família para Cassavetes
representa a origem das tragédias, as mães encarnam a natureza selvagem. No entanto,
Diaz não foi a melhor escolha
para fazer a leoa que briga com
Deus para salvar a cria.
O show
aqui fica com as jovens Abigail
("Pequena Miss Sunshine") e
Sofia (da série "Medium").
Num mundo em que os limites da ética estão cada dia mais
fluidos e esgarçados, Cassavetes afirma que a morte pode
restituir o sentido das coisas, de
forma trágica.
UMA PROVA DE AMOR
Direção: Nick Cassavetes
Produção: EUA, 2009
Com: Cameron Diaz, Abigail Breslin
Onde: Espaço Unibanco de Cinema,
Cine TAM e circuito
Classificação: 12 anos
Avaliação: bom
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