UOL


São Paulo, sábado, 11 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Chris von Ameln/Folha Imagem
BANQUETE REAL Foi das mãos do rei Harald 5º e da rainha Sonja, da Noruega, que o vencedor do concurso Bacalhau de Ouro recebeu o prêmio pela melhor receita feita com o peixe

Média e pão com manteiga

Juntou a fome com a vontade de comer. Quando ouvia a trilha sonora do curta "Um Caffé com o Miécio", que Carlos Adriano finaliza sobre o caricaturista, colecionador de discos e estudioso Miécio Caffé (1920-2003), Caetano Veloso se encantou por uma música específica.
 
Era a desconhecida marchinha "A Voz do Povo", de Malfitano e Frazão, que Orlando Silva gravou em 1940, cuja letra diz: "Que raiva danada que eu tenho do povo, que não me deixa ser original". "É um manifesto, como sua obra", disse o músico baiano ao cineasta paulistano.
 
Corta. O curta sobre Miécio, que foi o maior colecionador privado de discos do Brasil (tinha 7.000 bolachas só em 78 rotações) e doou seu acervo ao MIS, fica pronto em novembro. Termina com a marchinha, já por Caetano, em voz e violão.
 
"Já que eu não encontro um termo novo para exaltar os olhos teus terei que repetir a voz do povo e a voz do povo é a voz de Deus Tudo o que eu penso de ti já se disse aqui e ali, portanto é voz geral e eu para dizê-lo de novo terei que me tornar banal. Que raiva danada que eu tenho do povo, que não me deixa ser original."


Letra de "A Voz do Povo", que Caetano Veloso grava para o curta "Um Caffé com o Miécio",de Carlos Adriano

FAVORECIMENTO
Manoel Gonçalves Ferreira Filho, professor titular de direito constitucional da USP, considera favorecimento a "ordem" da prefeita Marta Suplicy que permite aos seguidores do judaísmo abonar faltas em três feriados religiosos. "E os muçulmanos? E as testemunhas de Jeová? E os umbandistas? Pela lógica, esse direito pode ser estendido a todos." Segundo Ferreira Filho, a "ordem" de Marta pode causar "desordem jurídica".
 
A assessoria da prefeita diz que nenhum seguidor de outra religião solicitou o mesmo direito. Se houver pedido, a prefeita analisará o que fará.

NÃO ROLA
O quiproquó do show cancelado calou fundo no coração de Gal Costa. A amigos, ela garante que não existe a menor possibilidade de renovar seu contrato com a Indie.

JACARÉ
Mais uma do frasista Leonel Brizola. Desta vez, sobre o governo do PT, semana passada. "Ele tem dente de jacaré, cara de jacaré, mas não é jacaré."

ELA MERECE
Zilda Arns, a criadora da Pastoral da Criança, deve ganhar em breve o título de cidadã honorária do Rio. A votação vai a plenário na Câmara nos próximos dias. A proposta é do vereador Ricardo Maranhão.

EDUCAÇÃO SUÍÇA
"Joga o cachorro nele! Joga o cachorro nele!" Os cachorros eram rottweilers, e a ameaça era dita por seguranças da festa da operadora de celular Vivo, realizada anteontem em São Paulo. Os cachorros latiam para os que não tinham paciência de esperar as raras vans que conduziam convidados como Luana Piovani e Deborah Secco e tentavam chegar a pé ao prédio.
 
Elisa Prado, diretora de comunicação da Vivo, diz que a atitude dos seguranças "é imperdoável". Mas, pondera Prado, "dezenas de pessoas tentaram entrar sem convite e não podíamos permitir que houvesse superlotação".

MOSTRA DOS 300 ANOS
Convidado para montar uma exposição no museu que leva seu nome, em Curitiba, Oscar Niemeyer, 96, fez questão de convidar dois artistas para dividir o espaço. Os escolhidos foram Franz Weissmann, 92, e, Tomie Ohtake, 89.
 
A exposição tem sido chamada carinhosamente de "mostra dos 300 anos".

bergamo@folhasp.com.br

MARIO CESAR CARVALHO (interino)
COM CLEO GUIMARÃES E ALVARO LEME

CURTO-CIRCUITO

Hoje acontece mesa-redonda sobre paralisia cerebral, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo, das 9h às 17h.
Neste fim de semana, o valor das sobremesas vendidas no ICI Bistrô será revertido ao Tucca - Associação para Crianças e Adolescentes com Tumor Cerebral.
O programa de TV "Radar Television" estréia dois quadros hoje: um de vinhos, outro de astrologia, na Rede 21, às 16h.
Termina no dia 19 a temporada do espetáculo "A Princesa Jia", aos sábados e domingos, às 16h, no teatro Alfa.
O Museu Lasar Segall abre hoje a exposição "Sinais de Vida: Desenhos de Horst Hoheisel", das 15h às 19h.


Texto Anterior: Pra que rimar amor e dor?
Próximo Texto: Rodapé: Entre quatro paredes
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.