São Paulo, quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

@ - bergamo@folhasp.com.br

IDELI SALVATTI

Lula Marques/Folha Imagem


"Ai, eu fiquei com uma inveja!"

A senadora Ideli Salvatti (PT-SC), líder do PT no Senado, foi flagrada anteontem, em plena sessão legislativa, vendo fotos do ensaio de Mônica Velloso, a mãe da filha do senador Renan Calheiros, na "Playboy". Ela falou à coluna:

 

FOLHA - Como se sentiu ao ser flagrada vendo fotos da "Playboy"?
IDELI SALVATTI -
Deixa eu lhe dizer, é assim, ó: a gente tem lá no Senado um computador na mesa [de cada parlamentar]. E é normal, durante a sessão, você acessar o noticiário, sites, blogs e tal. O [blog do jornalista Ricardo] Noblat estava fazendo uma transmissão online da sessão, do nosso bate-boca lá no plenário, meio que uma retransmissão de corrida de cavalo, né? Eu estava lendo. E de repente me aparece três fotos da Mônica Veloso! (rindo) Foi um constrangimento! (mais risos) E eu louca para tirar as fotos [da tela do computador], e só aparecia mais fotografia, e mais fotografia, né? E os senadores atrás de mim, cacarejando: "Ideli! Ideli! Os repórteres estão tirando foto. Ideli...". Foi um constrangimento geral! O Senado pegando fogo, um bate boca, entendeu... Mas aí eu vi que tinha horrores de gente olhando as fotos, no Senado inteiro, né? Então, relaxa e goza. Fazer o quê?

FOLHA - Por que a senhora se sentiu tão constrangida?
IDELI -
É o tipo da coisa que... Como é que eu vou lhe dizer? Você vê fotografias desse tipo, mas quando você se sente observada vendo fotos desse tipo, não tem jeito de não ficar constrangida, né? Ainda mais num ambiente onde... Sabe, aquela coisa do mínimo de sobriedade do cargo, da função. Não é bem o lugar para você ter na tua frente, na telinha do computador, três fotos da moça, né?

FOLHA - O que achou do ensaio?
IDELI -
Ai, eu fiquei com uma inveja! (rindo) Ela é muito linda, né? É bonita, muito bonita.

FOLHA - A senhora concorda com aquelas colocações de pessoas que, "como mulher", desaprovam a decisão de Mônica de fazer o ensaio?
IDELI -
Eu fui criada com o nu em casa, com muita naturalidade, tanto na minha infância quanto com meus filhos. Ninguém teve preconceito de andar nu em casa, de trocar a roupa, tomar banho, essas coisas todas. Eu não tenho preconceito, nada, entende? Mas quando o corpo começa a servir para questão comercial ou política, eu não posso deixar de dizer que é constrangedor.

Massimo em Higienópolis
Massimo Ferrari, que celebrizou o restaurante Massimo, na alameda Santos, pediu a órgãos de preservação do patrimônio em SP autorização para instalar nova casa gastronômica na cidade - ao lado do shopping Pátio Higienópolis, na avenida de mesmo nome. Massimo continua sócio do irmão Venanzio no restaurante dos Jardins, mas não aparece mais por lá.

AZUL E ROSA
Uma cirurgia de mudança de sexo pode revolucionar o entendimento do STF (Supremo Tribunal Federal) em relação aos direitos fundamentais previstos na Constituição brasileira. O ministro Celso de Mello está relatando uma disputa judicial entre um bailarino que quer ter a operação financiada pelo governo do Rio de Janeiro- que se recusa a pagar. "A discussão submete o STF à seguinte reflexão: a Constituição legitima o direito à busca da felicidade?", diz o ministro Celso de Mello.

CONFLITO
Se a tese da felicidade desenvolvida por Mello prevalecer, estará aberta uma avenida para que casos semelhantes sejam custeados pelo poder público.
"Não basta reconhecer o direito. O Estado tem que viabilizar o exercício efetivo desse mesmo direito", diz o ministro. "Situações como esta, de desequilíbrio corpo/mente, muitas vezes culminam com o suicídio, tal o estado de desespero em que a pessoa se encontra. Os tribunais têm que encarar o assunto com muita seriedade".

ENTÃO TÁ
Os parlamentares que articulam a CPI do Corinthians já bolaram uma solução para driblar o argumento de Ricardo Teixeira, de que uma investigação sobre futebol agora pode aniquilar a candidatura do Brasil para sediar a Copa em 2014.

 

Eles vão esperar o anúncio oficial da escolha do Brasil para então tocar a CPI.

PURA IMAGEM
A "Playboy", que colocou nas bancas 170 mil exemplares da revista com Mônica Velloso, a mãe da filha de Renan Calheiros, nua na capa, pode lançar uma "revista-pôster", só com fotos, caso a edição esgote nas bancas.

É A ENTREVISTA!
E não foi só na banca do Congresso Nacional que a "Playboy" esgotou. Antes mesmo de a revista ser entregue, sete empresários tinham feito "encomenda" ao jornaleiro instalado bem em frente ao colégio St. Paul's, nos Jardins -onde estuda, por exemplo, o filho de Mick Jagger e Luciana Gimenez.

CATAPORA
Sinal de alerta do Palácio do Planalto: a mulher de Gilberto Carvalho, Flor, está com catapora. A doença é contagiosa. Carvalho, chefe de gabinete de Lula, despacha ao lado da sala do presidente.

ATCHIM
A atriz Julianne Moore pegou forte gripe no Brasil.

GENTE ESQUISITA
Julianne, que já filmou todas as cenas de "Blindness", de Fernando Meirelles, em São Paulo, e deixou o país esta semana, intrigou os hóspedes do hotel Emiliano, onde estava. Ela atendeu a todos os fãs que queriam autógrafo -mas pedia sempre, encarecidamente, que não a fotografassem.

NÃO PERTURBE
De férias em Salvador, o cantor Lenny Kravitz pediu "sossego absoluto" aos funcionários do hotel Convento do Carmo, onde está hospedado com uma acompanhante e um assessor. Só sai pela porta lateral, não posa para fotos e mantém a placa "não perturbe" no quarto.

CURTO-CIRCUITO

OS DOUTORES DA ALEGRIA de Recife e do Rio fazem hoje, às 16h e 20h, duas apresentações no Sesc Pompéia
O DJ E PRODUTOR canadense Cajjmere Wray se apresenta hoje na festa E-Joy, na boate Flex, na Barra Funda.
O GRUPO TEATRAL Lux in Tenebris estréia amanhã a peça "Ciganos, o Povo Invisível", no Espaço Cultural Tendal da Lapa, com exposição sobre a pesquisa do espetáculo.
A ORQUESTRA HEARTBRAKERS, que mistura MPB e ritmos afro-caribenhos, faz show amanhã no Grazie a Dio!
O HUMORISTA DIOGO PORTUGAL estréia hoje o espetáculo solo "Portugal É Aqui", no teatro Copa Airlines, às 21h.
DIRAN PARSEGUIAN anuncia sua saída da Natan. E informa que continua atuando no segmento de jóias e relógios.
OS SÓCIOS Régis Pina e João Paulo Affonseca inauguram hoje, no Itaim Bibi, o "style bar" Escape.

com DIÓGENES CAMPANHA, MARIANA BASTOS e DÉBORA BERGAMASCO

Texto Anterior: Ilustrações dos discos saem em livro
Próximo Texto: Twelves trocam o quarto pelo mundo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.