São Paulo, sexta-feira, 11 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

‘Belíssima’ manda mentir como em CPI

Márcio de Souza/TV Globo
OPRIMIDOS Cássia Kiss e Dan Stulbach gravam a minissérie "JK", em que serão mãe (Tia Maria) e filho (Zinque); ambos sofrem com a repressão do autoritário patricarca Coronel Licurgo (Luís Melo)

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A crise do mensalão finalmente chegou ao horário mais nobre da Globo. Depois de afirmar que "a ética já acabou há muito tempo neste planeta", a vilã da novela "Belíssima", Bia Falcão (Fernanda Montenegro), irá recomendar a uma amiga (Ornela/Vera Holtz) que minta "como esses políticos que depõem nas CPIs".
A cena está prevista no 20º capítulo (dia 29). Ornela será convocada a depor no inquérito policial que apurará a morte da garçonete Valdete (Leona Cavalli). Seu irmão, Alberto (Alexandre Borges), será suspeito, e Ornela dirá que na hora do crime ele estava jantando com ela _o que não é verdade.
Ornela consulta Bia, que lhe dá "um conselho que vale ouro": "Faça como esses políticos que depõem nas CPIs... Tome um calmantezinho, relaxe e, sempre que perguntarem alguma coisa mais comprometedora, você fala que não sabe, não se lembra, não viu nem estava lá. Só sei que nada sei, é só isso que você tem que dizer".
O autor Sílvio de Abreu afirma que será um desabafo. "Coloco na boca dos personagens o que tenho na cabeça. A situação política, a meu ver, é uma pouca vergonha. O país parece construído para atender apenas a interesses escusos de canalhas e aproveitadores", protesta. Ele também usará o michê Mateus (Cauã Reymond) para "refletir" sobre ética: "Ele não acredita no trabalho honesto. Vender-se é uma opção; afinal, o exemplo vem de cima".

OUTRO CANAL

Perfil A decisão da Globo de popularizar a "inovadora" "Bang Bang", que vem sofrendo com a concorrência da "global" "Prova de Amor", da Record, tem fundamento estatístico: apenas 25% de seus telespectadores são das classes A e B (43% são da C e 32%, da D e E). A novela da Record, proporcionalmente, é a que tem público mais qualificado: 34% de A e B, 39% de C e 27% de D e E.

Paradão 1 O diretor Marcos Paulo está em Salvador acertando com Ivete Sangalo os últimos detalhes dos quatro especiais musicais "Estação Globo". O programa será um "hit parade" temático. Terá os maiores sucessos do ano separados por "Shows" (dia 18 de dezembro), "Festa" (25), "Rádio" (1º de janeiro) e "Novelas" (8).

Paradão 2 Inicialmente, "Estação Globo" seria "Som Brasil", com direção de Luiz Gleiser. Mas a cúpula da Globo achou o projeto (com músicas regionais) "sofisticado" demais, trocou o diretor e mandou popularizar. Afinal, é programa para as tardes de domingo.

Alta "Belíssima" está tendo um início estável (e alto) no Ibope, coisa rara na história recente das novelas das oito. Seus três primeiros capítulos deram respectivamente 54, 53 e 51 pontos. "América" estreou com 56, mas no terceiro dia já despencava para 42.

Força A Record finalmente decidiu: reprisará "A Escrava Isaura" a partir de terça-feira, às 21h, no horário de "Belíssima".


E-mail-
dcastro@folhasp.com.br


Texto Anterior: José Simão: O quê? O pingolim do Iglesias é um quiabo?
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.