São Paulo, sexta-feira, 11 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA

Desenho animado infantil que estréia hoje é o primeiro longa-metragem da empresa totalmente feito em computador

Disney embarca na animação digital com "Galinho"

MARCO AURÉLIO CANÔNICO
DA REPORTAGEM LOCAL

Depois de ver seu reinado de décadas ameaçado pela nova geração de desenhos animados de produtoras como a Pixar ("Os Incríveis") e a Dreamworks ("Shrek"), a Disney decidiu usar as armas dos adversários -humor mais debochado, trilha sonora mais pop, tecnologia mais digital- para entrar na batalha.
"O Galinho Chicken Little", que estréia hoje nos cinemas, é o primeiro longa de animação totalmente digital feito pela Disney (nos Estados Unidos, disponível inclusive em formato 3D). Mas, diferentemente de seus competidores, a empresa continua tendo as crianças como público-alvo . Se o humor está um pouco mais apurado -a abertura, por exemplo, ironiza os começos clássicos de desenhos, como "Shrek" já havia feito-, a história é totalmente infantil (o que é uma constatação, não crítica) e guarda resquícios da tradição moralista da empresa.
Baseado numa popular fábula inglesa, o filme conta a história do Galinho que, depois de um incidente mal explicado, declara que "o céu está caindo" e é ridicularizado e desacreditado por seus vizinhos e até mesmo por seu pai, ex-ídolo do beisebol e viúvo, que se envergonha de ter um filho que não seguiu sua linhagem vistosa.
Galinho luta para ganhar a aprovação e admiração paterna, além de reconquistar a confiança da cidade. Sempre acompanhado por um trio de amigos igualmente deslocados -o imenso porco Raspa do Tacho, a feiosa pata Hebe e o divertido Peixe Fora D'água-, o pequeno galináceo passará por uma série de aventuras até alcançar seu intento no indefectível final feliz à la Disney.
Se o objetivo da empresa era modernizar seus produtos com o auxílio do computador, pode-se dizer que ele foi atingido. Mas a sensação é de que o "avanço" tecnológico não tem muita razão de ser -numa época em que a animação digital virou carne de vaca, destacam-se na manada justamente aqueles que recorrem às técnicas antigas (como a massinha de "Wallace e Gromit" ou os bonecos de "A Noiva-Cadáver").
De qualquer modo, "O Galinho Chicken Little" tem a qualidade e o peso da tradição da Disney. Com bastante ação e bons momentos de humor, o desenho é uma boa diversão infantil.


O Galinho Chicken Little
   
Direção: Mark Dindal
Produção: EUA, 2005
Quando: a partir de hoje nos cines ABC Plaza 1, Anália Franco 1 e circuito


Texto Anterior: Carlos Heitor Cony: Jean-Paul Sartre e o colesterol
Próximo Texto: Panorâmica - Celebridades: Paris Hilton sai ilesa de acidente de carro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.