São Paulo, sexta-feira, 11 de novembro de 2005

Texto Anterior | Índice

Artista dançou no Brasil

Câncer mata bailarino Fernando Bujones, 50

DA REPORTAGEM LOCAL

Fernando Bujones, um dos mais importantes dançarinos do mundo e o primeiro norte-americano a ganhar a medalha de ouro na Competição Internacional de Balé (em 1974), morreu ontem, aos 50 anos, vítima de um melanoma -um câncer de pele.
Nascido em Miami, filho de pais cubanos, Bujones foi casado com Márcia Kubitschek (1943-2000) -filha de JK- , com quem teve sua única filha, Alejandra. Ele visitava o país regularmente para vê-la e se apresentou por aqui em 1982, 1986, 1990 e em 1993.
Bujones ganhou fama no American Ballet Theatre, em balés como "Don Quixote", "O Lago dos Cisnes" e "Giselle". Durante 30 anos, atuou como dançarino, professor e coreógrafo, sendo comparado a Rudolph Nureyev e Mikhail Baryshnikov como um dos mais importantes intérpretes do balé masculino. Atuou como artista convidado em 34 países, com mais de 60 companhias, e dividiu o palco com bailarinas como Natalia Makarova, Carla Fracci e a brasileira Ana Botafogo.


Texto Anterior: Cinema: Eduardo Escorel fala sobre seu novo filme no Cinusp
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.