São Paulo, quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

Fotos Mastrangelo Reino/Folhapress
NUMA BOA
Antes de estrear a peça "Calígula", no fim de semana, Thiago Lacerda deitou no chão do camarim do Teatro Vivo para relaxar; ele conta que a fotografia virou seu hobby após fazer um fotógrafo na novela "Viver a Vida"

BLITZ DO APITO
O Ministério Público de Minas Gerais apresenta hoje resultado de investigação sobre a escalação dos árbitros no futebol brasileiro. A conclusão é que tanto a federação mineira (FMF), alvo inicial da apuração, quanto a CBF violam o Estatuto do Torcedor, que exige "transparência" na seleção e que o juiz seja "isento de pressões". A Promotoria diz que o sorteio dos árbitros é "viciado", com "critérios subjetivos" que limitam a dois profissionais aqueles que podem ser escolhidos para cada partida. E questiona o fato de os clubes vetarem determinados nomes para seus jogos.

DOIS É BOM
A recomendação do promotor José Antônio Baêta é que CBF e FMF coloquem na urna todos os árbitros escalados para apitar naquela divisão, e não apenas dois, e que divulguem quanto eles ganham por partida. O presidente da federação mineira, Paulo Schettino, diz que "o estatuto fala em no mínimo dois árbitros por sorteio, e nós cumprimos". A CBF não comenta o caso.

NO RANCHO
Além de reformar a cobertura em São Bernardo do Campo, a primeira-dama Marisa Letícia quer arrumar o sítio dela e do presidente Lula em Riacho Grande, vizinho ao do prefeito da cidade, Luiz Marinho. É lá que Lula costumava fazer coelhos quando tinha mais tempo disponível. Recentemente, ele preparou um macarrão à carbonara para testar com a família se ainda pilota bem o fogão.

BRASIL COLORIDO
O escultor Emanoel Araújo lança no dia 20, Dia da Consciência Negra, o livro "A Mão Afro-brasileira: Significado da Contribuição Artística e Histórica", segunda edição da obra de 1988, quando foram celebrados os cem anos da Abolição. O livro tem textos, fotos, reproduções e ilustrações que destacam artistas afro-brasileiros do barroco e do rococó, do modernismo e também contemporâneos do século 20. Com prefácio de Fernando Henrique Cardoso, a obra foi financiada pela EDP.

CARTAS NA MESA
O vereador Milton Leite (DEM-SP) deve ser o candidato do "centrão", bloco de 20 vereadores, à presidência da Câmara Municipal, contra o tucano José Police Neto.

VOLTA E MEIA
E José Henrique Reis Lobo, presidente do diretório municipal do PSDB, vai convocar reunião para fechar questão em torno da candidatura de Police à presidência da Câmara. Quem votar contra será expulso e perderá o mandato. Lobo quer evitar deserções. Em 2005, o tucano Roberto Trípoli se elegeu presidente com o voto de outros partidos e contra o PSDB.

VOLTA E MEIA 2
Lobo vai trabalhar por Police, candidato do prefeito Gilberto Kassab (DEM-SP), mesmo tendo sido hostilizado em 2008, quando insistia na candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB-SP) a prefeito e os vereadores tucanos apoiavam Kassab. "Não trabalho com ressentimentos."

ALI KAMEL QUER DISSECAR ESQUERDA ARMADA NO BRASIL

Depois de lançar o "Dicionário Lula", no ano passado, em que dissecava discursos e entrevistas do presidente Lula, o jornalista Ali Kamel, diretor da Central Globo de Jornalismo, começa a escrever um novo livro. Desta vez, ele vai se debruçar sobre os grupos de esquerda armada no Brasil -entre outros, o Colina (Comando de Libertação Nacional) e a VAR-Palmares (Vanguarda Armada Revolucionária Palmares), nos quais a presidente eleita Dilma Rousseff (PT) militou quando era jovem.

 


A obra já tem título: "Esquerda 60". Nela, Kamel pretende analisar documentos das organizações. Seu objetivo é saber qual o modelo de sociedade que elas gostariam de ver implantado no Brasil caso chegassem ao poder. O jornalista descartou peças de propaganda e se concentrou em material de discussão interna -como teses para congressos e autocríticas. Restringiu a pesquisa ao período que vai de 1960 a 1971 por considerar que, depois disso, as organizações estavam destroçadas.

 


Auxiliado pelo pesquisador Rodrigo Elias, ele vasculhou documentos no Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, no Fundo Daniel Aarão Reis Filho e no Arquivo Público do Estado de SP. Além de Colina e VAR-Palmares, foram analisadas ALN, MR-8, PCBR e VPR.

 


A papelada foi digitalizada em documentos Word, num total de 1.672 páginas.

 


O jornalista pretende submetê-las a análises para ver quantas vezes determinadas palavras aparecem nos textos, e quais são os conceitos de democracia, de liberdade, de socialismo e de sociedade que emergem delas. Cada organização terá o seu capítulo e os seus conceitos. O livro será lançado pela editora Record em 2011.

 


Dilma Rousseff não será personagem central do livro de Kamel. Mas será citada como integrante das organizações das quais fez parte.

PASSARELA NA VILA
A estilista Emannuelle Junqueira, que desenhou vestido de casamento da cantora Sandy, comemorou cinco anos de sua grife com um desfile, anteontem, em uma vila na rua Peixoto Gomide, nos Jardins. Na primeira fila estavam a atriz Laura Neiva e Sarah Oliveira.

É VERÃO Eliana Tranchesi recebeu convidados na Daslu para apresentar a coleção de verão da marca. O desfile contou com trilha sonora do saxofonista Raul Mascarenhas.

CURTO-CIRCUITO

Daniela Mercury interpreta canções de Dorival Caymmi acompanhada da Orquestra Filarmônica Brasileira no sábado, às 21h, no teatro do clube A Hebraica. Classificação etária: livre.

Paulo von Poser lança hoje, a partir das 19h30, o livro "A Cidade e a Rosa", no Museu da Casa Brasileira.

Ricardo Viveiros recebe hoje, em Cancún, o Prêmio Benjamín Hurtado Echeverria, dado pela Conlatingraf.

Marcelo Ferroni lança o livro "Método Prático da Guerrilha" (Cia. das Letras), hoje, às 19h, na Livraria Daconde, no Rio de Janeiro.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA e THAIS BILENKY


Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: 30 anos de deprê
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.