São Paulo, quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Hermeto Pascoal celebra João Gilberto em festa da sanfona

PLÍNIO FRAGA
ENVIADO ESPECIAL A JUAZEIRO

Na terra em que nasceu João Gilberto, o multi-instrumentista Hermeto Pascoal, 74, prestou tributo ao criador da bossa nova. "João continua sendo um pau de arara", improvisou em uma canção.
Pascoal abriu, na terça, em Juazeiro (BA), o 2º Festival Internacional da Sanfona, que reunirá até domingo quatro artistas internacionais e dezenas de sanfoneiros nacionais em shows na cidade e em Petrolina (PE).
Em momento de bela interação com o público, inventou a música em homenagem ao filho mais ilustre de Juazeiro: "Quero agradecer de peito aberto à cidade do nosso irmão eterno João Gilberto. Tinha de me lembrar dele, porque João continua sendo um pau de arara".
Foi o ápice do show, em que a banda também tocou versão jazzística de "Desafinado" (Tom Jobim/ Newton Mendonça, gravada por João), com vocais da mulher de Hermeto, Aline Moreno.
Pascoal também homenageou o baiano Sivuca (1930-2006) com releituras de músicas como "Adeus, Maria Fulô" (Sivuca/Humberto Teixeira) com improvisos da banda. "Isso é música moderna. Quando estiver velho, vou saber ser velho."
E, em noite que teve como referência João Gilberto, não deixou por menos ao queixar-se do piano elétrico. "É uma porcaria. Amo quem me conseguiu esse instrumento, mas, da próxima vez, não me arrume mais."


O jornalista PLÍNIO FRAGA viajou a convite da produção do festival


Texto Anterior: Livro e DVD desvelam a história do samba do Estácio
Próximo Texto: Música: Moska leva canções dos últimos álbuns ao Bourbon Street
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.