São Paulo, segunda-feira, 11 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

Daniel Castro - dcastro@folhasp.com.br


Globo vai testar TV no celular e no metrô

A Globo fará em 2007 testes de transmissões de TV para telefones celulares e televisores portáteis instalados em ônibus e trens (inclusive subterrâneos) em movimento.
Segundo Octávio Florisbal, diretor-geral, a Globo fará parcerias com operadoras de telefonia móvel para descobrir que tipo de conteúdo o usuário quer e quanto ele pode pagar.
Inicialmente, a Globo deverá oferecer via celular piadas curtas do "Casseta & Planeta" e resumos de capítulos de novelas. Os testes deverão ser restritos a poucas cidades do país.
Tanto os testes nos celulares quanto nos televisores em coletivos servirão de preparação para a TV digital, que estréia em São Paulo em dezembro.
Com a TV digital, as emissoras poderão transmitir direta e gratuitamente (sem passar pelo tráfego das telefônicas) aos celulares que tenham chip receptor de TV. Também poderão transmitir um sinal específico para carros, ônibus e trens.
A emissora quer testar formatos e fontes de receitas. Determinado tipo de conteúdo poderá ser distribuído apenas por operadoras de celular, e o usuário pagará por ele. A emissora pretende fazer isso comercialmente apenas em 2008. Já outros conteúdos serão gerados gratuitamente ao usuário, financiados pela publicidade.
Para ônibus e trens, a Globo quer saber se transmite com áudio ou com legendas, já que há barulho nesses ambientes.

LANÇAMENTO 1
A Globo vai lançar duas novas autoras de novelas nas próximas produções das seis. Depois de "O Profeta", testará em carreira solo Elizabeth Jhin, supervisionada por Sílvio de Abreu, e, em seguida, Andrea Maltarolli, uma das criadoras de "Malhação".

LANÇAMENTO 2
Com os lançamentos, a Globo dá um tempo nos remakes que têm dominado a faixa das 18h. E adia os projetos de Walther Negrão (uma original) e de Alcides Nogueira (uma regravação de "Ciranda de Pedra").

SALIÊNCIA
Menos de um mês após a chegada do Digital Playground, a Sky+DirecTV está lançando mais um canal de sexo explícito: a Hustler TV, versão televisiva da revista erótica.

LISTA DO BEM 1
O Ministério da Justiça divulga hoje uma lista de programas, filmes e DVDs que receberão o selo de "especialmente recomendados", uma nova categoria de classificação indicativa para o entretenimento que o órgão julga de qualidade.

LISTA DO BEM 2
Entre os produtos "especialmente recomendados", estarão os DVDs "Cocoricó" (da TV Cultura) e "Adriana Partimpim" (espetáculo de Adriana Calcanhoto) e os programas "Um Pé de Quê?" (canal Futura), "Megafone" (da regional TV Ceará) e "Câmara Ligada" (exibido pela TV Câmara).

ENQUADRAMENTO
Também nesta semana, o Ministério da Justiça publicará portaria com novas regras para a classificação indicativa de TV.


Texto Anterior: Filmes
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.