São Paulo, Quarta-feira, 12 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOTOGRAFIA
Bairro da Urca ganha galeria e ensaio em preto-e-branco no Rio

ANA MARIA GUARIGLIA
free-lance para a Folha

O fotógrafo e laboratorista César Barreto inaugura hoje a galeria Câmara Clara, no bairro da Urca, no Rio, com a exposição "Urca em Grande Formato".
O ensaio em preto-e-branco homenageia a Urca, conhecida mundialmente pelos bondinhos que interligam seus característicos morros.
Barreto sempre esteve por trás das fotos. Há mais de 20 anos trabalha com as ampliações de imagens de fotógrafos conhecidos como José Medeiros, Marcos Prado e Miguel Rio Branco.
Com o ensaio de 15 imagens, Barreto revela um profundo senso estético, criando texturas que demarcam as passagens entre as sombras e as luzes.
O crítico e historiador Pedro Vasquez diz que a experiência profissional de Barreto teve peso decisivo no desenvolvimento de sua linguagem pessoal, canalizada sobretudo para paisagens.
"Ele criou um trabalho de qualidade singular, comprovando que já merece ser incluído entre os melhores fotógrafos paisagistas brasileiros da atualidade."
Cinara Barbosa, uma das sócias da galeria, diz que o novo espaço possui até um minilaboratório para revelações em uma hora.


Exposição: Urca em Grande Formato Quando: hoje, às 19h; seg. a sex., das 8h às 20h; sáb., das 9h às 16h. Até 12/2 Onde: galeria Câmara Clara (av. Portugal, 986, loja D, Urca, tel. 0/xx/21 295-9945) Quanto: entrada franca Internet: www.camaraclara.com


Texto Anterior: Artes Visuais: MoMA resume o começo do moderno
Próximo Texto: Televisão - Crítica: Tudo é lindo em "Popular", até aquilo que deveria ser feio
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.