São Paulo, sexta-feira, 12 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA


Parceria histérica resume pega-pega entre genro e sogro



DE NOVA YORK



Greg Focker (Ben Stiller) está, de pijamas, investigando uma entrada secreta na sala de seus futuros sogros, onde passa o fim-de-semana tentando impressioná-los e planejando pedir a mão de sua namorada.
Dá de topa com um escritório, rádios, telefones, algumas fotos e um polígrafo, o pitoresco detetor de mentiras. Logo, aparece o pai da moça, Jack, um Robert De Niro ele mesmo, todo intimidação, atitude e caretas.
Em alguns segundos, ele convence o genro em potencial a sentar e fazer um teste. Primeira pergunta: "Você lê revistas pornográficas?". Resposta: "Não". O ponteiro dispara. Segunda pergunta: "Você já teve relações sexuais com minha filha?". Garganta seca. Pigarro. E a resposta:
Não estrago o final, mas a cena resume "Entrando numa Fria". Resume ainda a parceria De Niro/Stiller, uma das mais bem-humoradas desde Abbott e Costello (menos o pastelão), Tom e Jerry (menos o queijo) e Alan Alda e Elliott Gould em "M.A.S.H." (menos a Guerra da Coréia).
O sogro é na verdade um agente da CIA aposentado que se disfarça de florista, adora seu gato de estimação e vai testar, vigiar e brincar de pega-pega com o intruso que quer roubar sua filhinha.
São especialmente engraçadas as sequências em que os quatro jantam juntos pela primeira vez: Stiller fala com as câmeras ocultas espalhadas pela casa, culpa o gato por um acidente e aparece de maiô para jogar vôlei na casa do ex-namorado de sua garota.
É dele, de seu lado humorista judeu, o filme. Sua cara ajuda a fazer os problemas parecerem mais sérios e engraçados do que são e lembra Woody Allen em "Contos de Nova York", com o sogro e seu gato no lugar do fantasma da mãe que espia tudo do céu.
Esta não é a primeira vez na comédia de Robert De Niro, que fez sua carreira baseada em personagens sérios, mas é sem dúvida sua melhor. E não deve ser a última: na época de "Máfia no Divã", o ator declarou que pretende continuar no gênero. Que seja assim.
O elenco secundário funciona, mas as mulheres não estão à altura da dupla. De Blythe Danner, mãe de Gwyneth Paltrow na "vida real", basta dizer que não foi a doadora dos melhores genes da filha. A namorada de Greg, Teri Polo, que fez oito filmes -desafio você a lembrar algum-, é engolida por Stiller e está mais para buquê do que para noiva. (SD)


Entrando numa Fria
Meet the Parents

   
Direção: Jay Roach
Produção: EUA, 2000
Com: Ben Stiller, Robert De Niro
Quando: a partir de hoje nos cines Anália Franco, Butantã e circuito




Texto Anterior: Ben Stiller demorou para aceitar a veia cômica
Próximo Texto: Cinema/Estréia - "Cavalgada com o Diabo": Ang Lee faz reverência ao saudosismo escravocrata
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.