São Paulo, sábado, 12 de janeiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Justiça pode proibir crianças em "O Quinto"

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A comissária Valéria Fernandes, da 1ª Vara da Infância e da Juventude do Rio, enviou ofício ontem de manhã à TV Globo pedindo cópia do primeiro capítulo de "O Quinto dos Infernos", exibido terça-feira. A Globo tem 72 horas para encaminhar o material.
Valéria quer constatar denúncia recebida de telespectador de que a emissora usou crianças em cenas com "alto teor erótico" no capítulo de estréia da minissérie.
Comprovada a denúncia, a Justiça carioca deverá aplicar multas e abrir dois processos contra a Globo: um por exibição de programa em horário inadequado (a minissérie foi classificada pelo Ministério da Justiça, por sinopse que não fala nada de cenas eróticas com crianças, para a faixa das 22h) e outro por empregar menores sem alvará judicial.
Consequentemente, a Justiça poderá proibir o emprego de menores na produção, como ocorreu em 2000 com "Laços de Família". O titular da 1ª Vara da Infância é o juiz Siro Darlan, o mesmo que vetou crianças na novela.
Logo nas primeiras cenas de "O Quinto", Carlota Joaquina, aos dez anos, interpretada pela menina Raíssa Medeiros, sofre uma tentativa de estupro por seu noivo prometido, o futuro d. João 6º (Cássio Gabus Mendes). A violência não se consuma porque Carlota arranca um pedaço da orelha dele. Na sequência, meninos observam mulheres com seios desnudos tomando banho em rio.

OUTRO CANAL

Crítica
A Universidade de Tel Aviv (Israel) acaba de publicar novo relatório anual sobre o anti-semitismo no mundo todo. No capítulo dedicado ao Brasil, cita como exemplo de preconceito contra judeus o personagem do ator Marcos Plonka em "Escolinha do Barulho", exibida pela Record às segundas. Na atração, Plonka interpreta Samuel, um estereótipo de judeu pão-duro.

Round
Jorge Kajuru não apresentou ontem seu programa de esportes na Rede TV!. E recebeu da Record nova proposta de contrato até 2006. A Record, que se compromete a pagar multa de R$ 300 mil à Rede TV!, deu prazo para Kajuru até as 15h de ontem. Mas o martelo só deverá ser batido na segunda.

Orégano
O ano começou com uma boa notícia para Fausto Silva. Os dados consolidados do Ibope mostram que seu último "Domingão do Faustão" bateu o "Domingo Legal" por 19 a 18 pontos. Os dados preliminares apontavam empate.

Cláusula
Era óbvio que isso iria acontecer: a trilha sonora de "Desejos de Mulher", estrelada por Glória Pires, traz uma faixa, "Na Paz", de Orlando Moraes, marido da atriz. É assim em toda novela que ela faz. A capa do CD é a atriz Mel Lisboa.

E-mail: daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Até 2008! Vou pegar uma filinha em banco argentino!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.