São Paulo, sexta-feira, 12 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Índice

Morre o crítico literário Léo Gilson Ribeiro

DA REPORTAGEM LOCAL

Morreu ontem, em São Paulo, aos 77 anos, o crítico literário Léo Gilson Ribeiro. A causa da morte não foi revelada pela família do jornalista. Ele sofria de anemia profunda. O enterro deve ocorrer hoje.
Natural de Varginha, no interior mineiro, Ribeiro iniciou sua carreira nos extintos "Diário de Notícias" e "Correio da Manhã", no Rio. Em 1964, após escrever "Crônicas do Absurdo", passou a integrar a Redação do "Jornal da Tarde", a convite do jornalista Mino Carta.
Dezessete anos depois, novamente chamado por Carta, passou a assinar textos para a revista "Veja". Na última década, atuou como colaborador da revista "Caros Amigos".
Em 1988, a compilação de perfis de escritores latino-americanos "O Continente Submerso" lhe rendeu o prêmio de melhor ensaio da APCA. Dez anos depois, cuidou da organização d" "Os Melhores Poemas de Carlos Nejar".


Texto Anterior: Memória: James Brown ainda não foi enterrado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.