São Paulo, sábado, 12 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Literatura

Nélida Piñon explica suas origens e obra

DA REPORTAGEM LOCAL

Desde 1990 membro da Academia Brasileira de Letras, da qual foi a primeira mulher presidente, a escritora brasileira Nélida Piñon fala sobre sua trajetória, obra e processo de criação em "Nélida Piñon - Sherazade na Galícia", breve documentário que o Canal Brasil exibe amanhã às 18h.
Feito pela televisão espanhola, o programa intercala depoimentos da própria escritora com trechos do belo discurso que proferiu ao receber o Prêmio Príncipe das Astúrias de Letras, em 2005, na Espanha.
Discurso e depoimentos ressaltam sobretudo a importância de suas origens galegas e do Brasil em sua obra. Duas culturas marcadas pela oralidade.
Piñon conta como a solidão, a concentração e a música caminham sempre juntas nos momentos em que está criando. Embora não importe tanto o lugar onde esteja: barcos, hotéis etc., todo lugar é como um escritório para ela.
O desejo de escrever surgiu já na infância, quando Piñon associava o ofício à aventura. Escrever seria poder viajar como o marujo Sinbad, conta a escritora, lembrando ainda da primeira máquina de escrever, da primeira visita à Galícia, "território mítico" de onde veio o pai.
A "viagem iniciática" celebra sua dupla cultura, elemento que enriqueceu sua obra. (EDUARDO SIMÕES)

RETRATOS BRASILEIROS/NÉLIDA PIÑON - SHERAZADE NA GALÍCIA
Quando:
amanhã, às 18h
Onde: Canal Brasil


Texto Anterior: Cachorro varre e atende o telefone
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.